Pedido de Apoio Moratória Pedido de Apoio Moratória

Pedido de Apoio - Moratória

 

Vivemos atualmente um momento difícil à escala global, devido à evolução da Covid-19.

Sabemos que esta pode ser uma fase particularmente difícil para si e para a sua família, que, por motivos totalmente alheios à sua vontade, poderão encontrar–se agora numa situação económica de maior vulnerabilidade. 

Conscientes deste facto, estamos totalmente comprometidos em apoiar os nossos clientes e, na medida do possível, minimizar o impacto dos mais recentes acontecimentos no seu orçamento. 

Como tal, no Cetelem disponibilizamos um conjunto de soluções para continuarmos a apoiar os nossos Clientes.

 

Moratória Pública

 

A Moratória Pública foi aprovada pelo DL 10-J/2020, e consiste na suspensão do pagamento das prestações (vertente capital ou capital e juros) por um período que pode ir até 31 de março de 2021, e aplica-se a operações de crédito concedidas a empresas e a empresários em nome individual, estes últimos desde que para fins profissionais, crédito hipotecário, bem como  locação financeira de imóveis destinados à habitação e crédito aos consumidores, nos termos do Decreto-Lei n.º 133/2009, de 2 junho, na sua redação atual, para educação, incluindo para formação académica e profissional celebrado com pessoas singulares. Caso exista a suspensão do pagamento de capital e juros, os juros que se vençam no período da moratória serão capitalizados no valor do empréstimo. 

O prazo do contrato será automaticamente prolongado por período idêntico ao da moratória concedida.

Pode aderir a este regime até 30 de setembro de 2020.  
 

Moratória Privada - ASFAC/ Cetelem 
 

Para clientes particulares, que atuem fora do âmbito de uma atividade profissional ou empresarial, detentores de um contrato de crédito pessoal, automóvel, cartão, linha de crédito ou qualquer outro contrato de crédito que não esteja contemplado no diploma que regula a moratória pública, o Cetelem aplicará as regras do regime da moratória privada da ASFAC, associação representante do setor. 

A moratória Privada  consiste na possibilidade de suspender o pagamento das prestações, por um período que pode ir até 6 meses, no máximo até 30/09/2020. 

Caso exista a suspensão do pagamento de capital e juros, os juros que se vençam no período da moratória serão capitalizados no valor do empréstimo. O prazo do contrato será automaticamente prolongado por período idêntico ao da moratória concedida e as mensalidades recalculadas para o novo prazo.

Por favor consulte aqui informação mais detalhada sobre este regime.

O prazo de adesão a este regime terminou no dia 30 de junho de 2020.  Todos os pedidos estão sujeitos à análise de elegibilidade num prazo de 8 dias úteis. 

 

Outras Soluções de Apoio 


No Cetelem temos uma equipa dedicada em exclusivo ao acompanhamento de clientes que se encontrem em situação de fragilidade, por degradação da sua capacidade financeira.

Caso sua situação não se inclua nos critérios de acesso à moratória Pública ou Privada, e se precisar de apoio, não deixe de nos contactar. O seu caso será analisado individualmente, de modo a identificar a solução mais adequada. 

Juntos procuraremos encontrar a melhor solução.
 

Como posso aderir às soluções de moratória ou fazer um pedido de apoio? 

 

Para adesão aos sistemas de moratória pública ou moratória privada, consulte os canais disponíveis na resposta à FAQ 6, dos documentos referentes às FAQS sobre a moratória pública e moratória privada. Se preferir, entre em contacto com a nossa Equipa. 

Para informação sobre Outras Soluções de Apoio, fale com a nossa equipa.

Ligue 21 721 90 00, nos dias úteis, das 9h às 20h.


 

Desejamos que a normalidade volte rapidamente aos nossos dias.
 

Proteja-se a si e à sua família e siga as recomendações da DGS.

 

 

Questões frequentes sobre Moratória
 

  • Aceda aqui para esclarecer as suas dúvidas sobre a Moratória Privada ASFAC/Cetelem.
     

  • Aceda aqui para esclarecer as suas dúvidas sobre a Moratória Pública.