Pedido de Apoio - Moratória

 

Vivemos atualmente um momento difícil à escala global, devido à evolução da Covid-19.

Sabemos que esta pode ser uma fase particularmente difícil para si e para a sua família, que, por motivos totalmente alheios à sua vontade, poderão encontrar–se agora numa situação económica de maior vulnerabilidade. 

Conscientes deste facto, estamos totalmente comprometidos em apoiar os nossos clientes e, na medida do possível, minimizar o impacto dos mais recentes acontecimentos no seu orçamento. 

Como tal, no Cetelem disponibilizamos um conjunto de soluções para continuarmos a apoiar os nossos Clientes.

 

Moratória Pública
 

O Decreto-Lei nº 107/2020, de 31 de dezembro, veio reabrir a possibilidade de adesão pelos clientes às medidas excecionais de Moratória Pública concedidas pelo Decreto-Lei n.º 10-J/2020, de 26 de Março, em face dos impactos reconhecidos da segunda vaga da pandemia Covid-19.

A partir de 1 de janeiro de 2021, os clientes que pretendam beneficiar deste regime relativamente aos seus contratos de crédito, e desde que preenchidas as condições de acesso previstas nos diplomas acima identificados, devem submeter uma declaração de adesão junto do Banco até 31 de março de 2021.

Assim, podem aceder à moratória pública durante o período de 1 de janeiro a 31 de março de 2021, os clientes que preencham as condições de acesso com contratos de crédito que, em 1 de outubro de 2020, não se encontravam abrangidos pelas medidas de apoio previstas no regime da moratória pública, independentemente de já terem ou não beneficiado dessas medidas em momento anterior e de acordo com os requisitos legais. Para mais informações consulte aqui

Ainda, os contratos de crédito que acederem à moratória pública entre 1 de janeiro e 31 de março de 2021 apenas poderão beneficiar das medidas de apoio por um período máximo de nove meses, contados da data da comunicação de adesão. 

Relativamente aos contratos de crédito que já estiveram abrangidos pela moratória pública em momento anterior a 30 de setembro de 2020, este limite de nove meses aplica-se ao período total durante o qual o contrato de crédito beneficiou de medidas de apoio. Por sua vez, este limite de nove meses não é aplicável aos contratos de crédito que já se encontravam abrangidos pela moratória pública em 1 de outubro de 2020, os quais poderão, assim, continuar a beneficiar deste regime até ao termo do seu período de vigência.
 

Moratória Privada - ASFAC/ Cetelem 
 

Para clientes particulares, que atuem fora do âmbito de uma atividade profissional ou empresarial, detentores de um contrato de crédito pessoal, automóvel, cartão, linha de crédito ou qualquer outro contrato de crédito que não esteja contemplado no diploma que regula a moratória pública, o Cetelem aplicará as regras do regime da moratória privada da ASFAC, associação representante do setor. 

A moratória Privada  consiste na possibilidade de suspender o pagamento das prestações, por um período que pode ir até 6 meses, no máximo até 30/09/2020

Caso exista a suspensão do pagamento de capital e juros, os juros que se vençam no período da moratória serão capitalizados no valor do empréstimo. O prazo do contrato será automaticamente prolongado por período idêntico ao da moratória concedida e as mensalidades recalculadas para o novo prazo.

Por favor consulte aqui informação mais detalhada sobre este regime.

Os pedidos de adesão ao regime devem ser realizados até 30 de junho de 2020. Todos os pedidos estão sujeitos à análise de elegibilidade num prazo de 8 dias úteis. 

 

Outras Soluções de Apoio 

 

No Cetelem temos uma equipa dedicada em exclusivo ao acompanhamento de clientes que se encontrem em situação de fragilidade, por degradação da sua capacidade financeira.

Caso sua situação não se inclua nos critérios de acesso à moratória Pública ou Privada, e se precisar de apoio, não deixe de nos contactar. O seu caso será analisado individualmente, de modo a identificar a solução mais adequada. Consulte mais informação aqui

Juntos procuraremos encontrar a melhor solução.

 

Como posso aderir às soluções de moratória ou fazer um pedido de apoio?

Para informações ou adesão ao regime regime de moratória pública envie pedido para moratoria@cetelem.pt. Para mais informações sobre Outras Soluções de Apoio fale com a nossa equipa.  Ligue 21 721 90 00, nos dias úteis, das 9h às 20h.

Desejamos que a normalidade volte rapidamente aos nossos dias.

Proteja-se a si e à sua família e siga as recomendações da DGS.

 

Questões frequentes sobre Moratória
 

  • Aceda aqui para esclarecer as suas dúvidas sobre a Moratória Pública.

     

  • Aceda aqui para esclarecer as suas dúvidas sobre a Moratória Privada ASFAC/Cetelem.