A proteção dos seus dados pessoais é importante para o Grupo BNP Paribas, o qual adotou princípios comuns a todas as entidades que o integram, na sua Política de Privacidade e no seu “Manifesto”. 
 
Aqui disponibilizamos informação detalhada relativamente à proteção dos seus dados pessoais pelo BNP Paribas Personal Finance, S.A., Sucursal em Portugal. 
 
 Enquanto “Responsável pelo Tratamento”, e através da nossa marca Cetelem, somos responsáveis pela recolha e tratamento dos seus dados pessoais relacionados com as nossas atividades. O objetivo desta informação é dar-lhe a conhecer que dados pessoais recolhemos, as razões pelas quais utilizamos e partilhamos esses dados, por quanto tempo conservamos, quais os seus direitos e como pode exercer os mesmos. 
 
Adicionalmente, poderão ser disponibilizadas mais informações, em casos de contratação de produtos ou serviços específicos.

 

Porquê e com que fundamento utilizamos os seus dados pessoais?

 

a. Para cumprir com as nossas obrigações legais e regulamentares

Utilizamos os seus dados pessoais para cumprir várias obrigações legais e regulamentares, em particular regulamentos bancários e financeiros setoriais, incluindo:

  • Monitorização de transações com vista à identificação das que se desviam do padrão standard;
  • Gestão, prevenção e deteção de fraude;
  • Monitorização e reporte de riscos (riscos financeiros, de crédito, legais, de conformidade ou de reputação, riscos de incumprimento etc.) em que nós e / ou o Grupo BNP Paribas possamos incorrer
  • Gravar, quando necessário, telefonemas, chats, e-mail, etc., sem prejuízo de outras finalidades a seguir descritas;
  • Prevenção e deteção de situações de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e cumprimento da legislação relacionada com sanções e embargos através do nosso procedimento “Conheça o seu cliente” (KYC) (para identificá-lo, verificar a sua identidade, interconectar os seus dados com os constantes de listas de sanções e determinar seu perfil); 
  • Detetar e gerir pedidos e transações suspeitas;
  • Realizar uma avaliação de adequação para prestar serviços de investimento a cada cliente, em conformidade com os regulamentos do Markets in Financial Instruments (MiFid);
  • Contribuir para o combate à fraude fiscal e cumprimento de obrigações declarativas e de controle fiscais
  • Registar transações para fins contabilísticos;
  • Prevenir, detetar e reportar riscos relacionados com as Responsabilidades Sociais Corporativas e desenvolvimento sustentável;
  • Prevenir e detetar subornos;
  • Trocar e relatar diferentes operações, transações ou pedidos ou responder a uma solicitação oficial de autoridades financeiras, fiscais, administrativas, criminais ou judiciais, locais ou estrangeiras, devidamente autorizadas, locais ou estrangeiras, árbitros ou mediadores, órgãos policiais, órgãos estatais ou órgãos públicos;
  • Regime jurídico do plano de ação para o risco de incumprimento (PARI) e procedimento extrajudicial de regularização de situações de incumprimento (PERSI);
  • Gestão e manutenção de uma base de dados com os clientes cujos contratos de seguro tenham sido mediados por nós.
     

b. Para execução de um contrato consigo ou para diligências pré-contratuais a seu pedido

Utilizamos os seus dados pessoais para celebrar a seu pedido e executar os nossos contratos, incluindo:

  • definir o seu score de risco de crédito e capacidade de reembolso;

  • avaliar (e.g. com base no seu score de risco de crédito) se podemos propor-lhe produtos ou serviços e as condições associadas (incluindo preço);

  • prestar assistência e resposta aos seus pedidos;

  • fornecer informações relativas ao contrato, aos nossos produtos e serviços, incluindo contactos em tempo real com o cliente;

  • gerir dívidas pendentes (identificação e exclusão de clientes com dívidas pendentes)

  • gestão da relação contratual, incluindo o desenvolvimento de atividades acessórias de suporte à atividade de financiamento;

  • atualização de dados;

  • gestão de reclamações;

  • recuperação de crédito extrajudicial e judicial (incluindo arbitragem e outros meios de resolução de litígios);

  • atos preparatórios necessários à formalização de um contrato de seguro e execução de contratos de seguros mediados por nós, incluindo a transmissão dos dados às seguradoras responsáveis pelo seguro associado aos nossos produtos e serviço;

  • localização de outros clientes e garantes titulares de  contratos cujos dados pessoais estejam por algum motivo desatualizados, e depois de esgotadas todas as tentativas de contacto com base nos dados por estes fornecidos (cliente incontactável), e que estejam envolvidos em procedimentos de recuperação de crédito ou a quem sejam devidos saldos credores, de modo a que possamos executar os contratos celebrados com os nossos clientes e manter os dados pessoais dos subscritores devidamente atualizados. Este procedimento poderá incluir a realização de contacto em tempo real com o cliente de alguma forma associado ao cliente incontactável.

  • Prova de transações e de quaisquer outras comunicações respeitantes à relação contratual. (incluindo através de gravação de chamadas)

  • Os dados recolhidos ou tratados, poderão ser utilizados na perfilagem dos clientes designadamente para efeitos de criação de perfis de risco dos clientes, prevenção de fraude, por exemplo, para concessão de crédito ou envio de ofertas personalizadas aos clientes, incluindo através de contacto em tempo real, no âmbito da gestão contratual;
     

c. Para cumprir o nosso interesse legítimo

Utilizamos os seus dados pessoais incluindo dados relativos a transações para:

  • Gestão de riscos:
    • prova de transações, incluindo evidências eletrónica;
    • prevenção de fraude – base de dados, com vista a monitorizar e melhorar os nosso processos, produtos e serviços, no sentido de prevenir e detetar situações fraudulentas, que irão conferir uma maior proteção dos interesses dos clientes.
    • cobrança de dívidas;
    • defesa em caso de disputas legais;
    • estabelecer modelos estatísticos individuais, com base, por exemplo, na análise de transações, para contribuir para a definição da sua pontuação de risco de crédito;
    • estabelecer estatísticas, testes, modelos agregados, para pesquisa e desenvolvimento, para melhorar a gestão de risco do grupo ou para melhorar os nossos produtos e serviços, ou criar novos;
    • os dados recolhidos ou tratados, poderão ser utilizados na perfilagem dos clientes designadamente para efeitos de criação de perfis de risco dos clientes, prevenção de fraude, por exemplo, para concessão de crédito ou envio de ofertas personalizadas aos clientes, incluindo através de contacto em tempo real, no âmbito da gestão contratual;
    • consulta e troca de dados com agências de crédito para identificar riscos de crédito.
       
  • Personalização de ofertas, e de outras entidades do grupo BNP Paribas, nomeadamente, seguradoras Cardif para:
    • oferta de taxas diferenciadas, assente no interesse económico e comercial no sentido de racionalizar ofertas promocionais, e no sentido de lhe oferecer condições de crédito mais vantajosas;
    • melhoria da qualidade dos nossos produtos e serviços bancários, financeiros ou de seguros:
    • ofertas personalizadas e racionais adequadas ao seu perfil;
    • realização de ações de marketing e ações promocionais, incluindo contacto em tempo real com o cliente, dos nossos produtos e serviços ou por terceiros com quem tenhamos estabelecido parceria, (incluindo perfis de marketing relacionados com esta finalidade)
    • análise de preferências e necessidades com vista a propor-lhe uma oferta comercial personalizada.

Esta personalização poderá ser alcançada com:

  • segmentação de clientes e potenciais clientes;
  • análise de hábitos e preferências nos nossos diversos canais de comunicação (visitas às nossas agências, e-mails ou mensagens, visitas ao nosso site, etc.);
  • partilha de dados com outras entidades do grupo BNP Paribas, nomeadamente com as seguradoras Cardif, especialmente se é - ou pode vir a ser - um cliente dessa outra entidade, em particular, para acelerar a contratação;
  • combinação de produtos ou serviços que já contratou com outros dados por nós tratados (e.g. podemos identificar que tem filhos, mas não tem seguro de proteção familiar);
  • considerar características ou comportamentos comuns entre os clientes atuais e procurar outros indivíduos que compartilhem essas mesmas características para fins de segmentação.

    Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e “analytics” consistem em estabelecer modelos estatísticos / preditivos individuais para:
    • otimizar e automatizar nossos processos operacionais (por exemplo: criar chatbox, perguntas frequentes);
    • oferecer produtos e serviços que melhor se adequem às suas necessidades;
    • adaptar a distribuição de produtos e serviços, conteúdo e preços de acordo com o seu perfil;
    • criar novas ofertas;
    • prevenir possíveis falhas de segurança, melhorar a autenticação do cliente e gestão dos direitos de acesso;
    • aumentar a gestão da segurança;
    • melhorar a gestão de riscos e conformidade;
    • melhorar a gestão, prevenção e deteção de fraudes;
    • melhorar a luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo.

    Segurança e funcionamento dos sistemas IT, incluindo
    • gestão de tecnologias de informação, incluindo gestão de infraestruturas (e.g. plataformas partilhadas) continuidade do negócio e segurança (e.g. autenticação de utilizador);
    • prevenir danos a pessoas e bens (por exemplo, através de vídeo vigilância).

    De modo geral:
    • Informá-lo acerca dos nossos produtos e serviços;
    • Executar operações financeiras, como cessão de créditos, para gestão da nossa carteira de créditos e atividade global;
    • Realização de operações financeiras como vendas de carteira de dívida, securitizações, financiamento ou refinanciamento do Grupo BNP Paribas;
    • Organizar concursos e jogos, competições ou outras ações promocionais;
    • Realização de inquéritos de satisfação, o que permite monitorizar e melhorar os nossos processos, produtos e serviços; os seus dados podem ser agregados em estatísticas anonimizadas que podem ser disponibilizados a parceiros de negócio para ajudar ao desenvolvimento e melhoria da sua atividade;
    • Melhorar a nossa eficiência nos processos (formação de colaboradores e melhoria de atendimento através de gravação de chamadas dos nossos call centers e melhoria do ambiente de chamadas)
    • Implementar a automação dos nossos processos, como testes de aplicativos, tratamento automático de reclamações de preenchimento, etc.
    • localização de outros clientes e garantes titulares de  contratos cujos dados pessoais estejam por algum motivo desatualizados, e depois de esgotadas todas as tentativas de contacto com base nos dados por estes fornecidos (cliente incontactável), e que estejam envolvidos em procedimentos de recuperação de crédito ou a quem sejam devidos saldos credores, de modo a que possamos executar os contratos celebrados com os nossos clientes e manter os dados pessoais dos subscritores devidamente atualizados. Este procedimento poderá incluir a realização de contacto em tempo real com o cliente de alguma forma associado ao cliente incontactável.

De qualquer forma, o nosso interesse legítimo é proporcional e verificamos, de acordo com um teste de equilíbrio, se os seus interesses ou direitos fundamentais são preservados. Caso deseje obter mais informações sobre esse teste, entre em contacto connosco conforme previsto nas secções 7 e 8 abaixo.

 

d. Para respeitar a sua escolha no caso de termos solicitado o seu consentimento para um tratamento específico

Em alguns casos, temos que solicitar o seu consentimento expresso para tratar os seus dados, para o que forneceremos informações específicas. Tem o direito a retirar o consentimento prestado a qualquer momento.