05 de junho de 2020

 

76% dos portugueses preocupados com ambiente e alterações climáticas

 

• No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, o Observador Cetelem analisa o grau de preocupação dos portugueses com questões ambientais.

• Apesar da situação provocada pela pandemia, portugueses mantêm preocupações ambientais.
 

A 5 de junho assinala-se o Dia Mundial do Ambiente, e o Observador Cetelem revela as preocupações ambientais dos portugueses. Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, a efeméride pretende assinalar ações positivas de proteção e preservação do ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de preservar o meio ambiente.

Segundo os dados analisados, 76% dos portugueses estão preocupados com o ambiente e com as alterações climáticas. Estes dados mostram que, apesar do contexto de saúde pública e económico, os portugueses continuam preocupados com o tema. Uma preocupação transversal a todas as idades e regiões do país.

Face à crise sanitária e a uma provável crise económica, 74% dos inquiridos consideram que a preocupação da sociedade com as alterações climáticas se irá manter, enquanto 23% assumem que pode mesmo aumentar. Resultados semelhantes são os das preocupações individuais: 78% continuam preocupados com estes temas e 20% dizem estar mais apreensivos do que no passado.

Para a maioria dos inquiridos, esta preocupação traduz-se principalmente pelo impacto que os problemas ambientais terão nas próximas gerações (50%), ainda que 27% estejam preocupados de igual forma com o impacto no presente e no futuro (27%). 20% estão mais preocupados com o presente e o impacto a curto prazo na sua vida (20%).

Metodologia:

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem 2020 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve por base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade. A amostra total é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 3.1 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas telefonicamente (CATI), com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado entre 20 de maio e 1 de junho de 2020.


Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal contamos com mais de 740 colaboradores e servimos anualmente mais de 1,37 milhões de clientes e estamos presentes em mais de 4000 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores em cetelem.pt, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa.

Para mais informações:
ATREVIA – 21 324 0227
Catarina da Fonseca – cfonseca@atrevia.com
Inês Albino – ialbino@atrevia.com