A proteção dos seus dados pessoais é importante para o Grupo BNP Paribas, o qual adotou princípios comuns a todas as entidades que o integram, na sua Política de Privacidade e no "Manifesto".

Aqui disponibilizamos informação detalhada relativamente à proteção dos seus dados pessoais pelo Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A.

Enquanto "Responsável pelo Tratamento", e através da nossa marca Cetelem, somos responsáveis pela recolha e tratamento dos seus dados pessoais relacionados com as nossas atividades. O objetivo desta informação é dar-lhe a conhecer que dados pessoais recolhemos, as razões pelas quais utilizamos e partilhamos esses dados, por quanto tempo conservamos os mesmos e como pode exercer os seus direitos.

Adicionalmente, poderão ser disponibilizadas mais informações, em casos de contratação de produtos ou serviços específicos.

Que dados pessoais utilizamos?


Recolhemos e utilizamos os seus dados pessoais na medida necessária ao desenvolvimento das nossas atividades e com vista a atingir um elevado padrão de produtos e serviços personalizados.

Recolhemos vários tipos de dados pessoais, incluindo:

  • dados de identificação (ex. nome, números de documentos de identificação, nacionalidade, data e local de nascimento, género, endereço IP);
  • dados de contacto (ex. morada, endereço eletrónico, número de telefone);
  • situação familiar (ex. estado civil, número de dependentes);
  • situação fiscal (ex. número de identificação fiscal, situação fiscal);
  • educação e situação profissional (ex. nível de educação, profissão, identificação da entidade empregadora, remuneração);
  • dados bancários, financeiros e transações (ex. identificação de contas bancárias, número de cartões de crédito, movimentos e histórico de crédito, dívidas e despesas);
  • dados relacionados com os seus hábitos e preferências:
    • dados gerados, relacionados com a utilização dos nossos produtos e serviços, relativos a dados bancários, financeiros e transacionais;
    • dados relativos às suas interações connosco: através dos nossos serviços (presencial, serviço apoio cliente, linha informativa, chats), do nosso site cetelem.pt, dos nossos aplicativos, reuniões, contactos, correio eletrónico, entrevistas, contactos telefónicos;
  • dados sobre a habitação (ex. tipo de habitação própria, arrendada, própria com hipoteca, encargos com a habitação, antiguidade na habitação)
  • vídeo vigilância (incluindo CCTV) e geolocalização (ex. localização de levantamentos e pagamentos, por razões de segurança, ou para identificar a localização dos nossos serviços mais próxima);
  • dados necessários para combater o excesso de endividamento.

Podemos recolher, em situações específicas, os seguintes dados sensíveis, mediante o seu consentimento prévio expresso:

  • dados biométricos: ex. impressão digital, padrão de voz ou facial, que pode ser utilizado para fins de identificação e segurança;
  • dados de saúde: por exemplo, no âmbito da reestruturação de dívidas e acordos de pagamento, ou para celebração de certo tipo de contrato de seguros; estes dados serão tratados casuisticamente.

A menos que seja uma obrigação legal, nunca tratamos dados pessoais relacionados com a sua origem racial ou étnica, opiniões políticas, convicções religiosas ou filosóficas, filiação sindical, dados genéticos ou dados relativos à sua vida sexual ou orientação sexual.

Os dados pessoais que utilizamos podem ser diretamente fornecidos por si ou obtidos nas seguintes fontes, com vista à verificação e enriquecimento das nossas bases de dados:

  • publicações/bases de dados de entidades oficiais;
  • clientes corporativos ou fornecedores de serviços;
  • terceiros como agências de referência de crédito e agências de prevenção de fraude, corretores (brokers), em conformidade com a legislação de proteção de dados aplicável;
  • parceiros comerciais a quem tenha sido consentida a transmissão;
  • websites/páginas de média social com informação tornada pública por si (e.g. website pessoal); e
  • bases de dados disponibilizadas publicamente por terceiros.