

Economia Circular | Abril
O conceito de economia circular surgiu pela primeira vez em 1990 e, nos dias de hoje, está cada vez mais presente na vida dos europeus. Mas será que os consumidores o conhecem? Este é o tema do Barómetro Europeu do Consumo Observador Cetelem 2022, que inquiriu consumidores em 17 países.

AUTO 2022: A OUSADA TRAJETÓRIA DO SUV | Fevereiro 2022
Para dar a volta à crise, os construtores têm vindo a concentrar-se mais na produção de veículos com margens mais elevadas como é o caso dos SUV. Este é o tema do estudo, com o objetivo de explorar as perspetivas destes veículos nos próximos anos, de que forma são percecionados e estão a ser acolhidos pelos consumidores. Saiba mais

SER JOVEM HOJE | Outubro 2021
Os Jovens enfrentam hoje um conjunto de desafios para se tornarem independentes: seja por esta ser uma geração marcada pelos efeitos de uma pandemia, seja pelas oportunidades e realidades que lhes são apresentadas no caminho até à idade adulta. Mas qual é efetivamente o seu estado de espírito, quais as suas preocupações e ambições? Saiba mais
.png)
CONSUMO 2021: A ERA DO CONTACTLESS | Julho 2021
A tecnologia contactless está presente nas nossas vidas há várias décadas, e ainda com maior destaque devido ao distanciamento social imposto pela pandemia COVID 19.
Procurámos perceber qual a aceitação, integração e influência destas novas tendências no dia a dia dos portugueses e dos europeus.

O AUTOMÓVEL: DIVÓRCIO IMPOSSÍVEL? | Março 2021
A perceção dos cidadãos em relação ao automóvel alterou-se e há quem o considere dispensável. No entanto, verifica-se também o reverso e, apesar de todas as críticas e nuvens negras, o automóvel continua a permanecer indispensável. Será este um divórcio impossível?

Barómetro Europeu: Impacto da Crise Sanitária | Outubro 2020
Num contexto global marcado por vários meses de pandemia COVID 19 apresentamos como os europeus estão a adaptar os seus hábitos de consumo.

A fratura automóvel | Março 2020
Atualmente, o setor automóvel enfrenta grandes desafios tecnológicos, ambientais e sociais. Existem cada vez mais alternativas de mobilidade, como os transportes públicos, a partilha e os veículos elétricos. Por isso, procurámos perceber as escolhas de mobilidade dos portugueses e dos europeus.

Pensar local, Agir local | Abril 2019
O desenvolvimento económico e as preocupações com a sustentabilidade vieram valorizar a importância do consumo local. Mas num mundo cada vez mais globalizado, com a produção distribuída pelo globo e o aumento do consumo à distância, o que pode ser considerado um produto local? Procurámos conhecer a opinião dos europeus.

O mistério do veículo elétrico | Janeiro 2019
Muito se dirá sobre elétricos nas próximas décadas. Mas, se no papel, muito parece estar reunido para que este assuma um papel importante, as vendas permanecem marginais… É o Mistério do Veículo Elétrico. Procurámos compreender as razões junto dos consumidores de 24 países, entre os quais Portugal.