O que é o Observador Cetelem? 

Há 20 anos em Portugal, o Observador Cetelem é um centro de estudos sobre consumo e comércio mundial – em setores tão distintos como distribuição, automóvel, entre outros –, que são fontes de informações e ideias ao serviço dos agentes económicos, procurando ser uma referência e parceiro priviligiado dos principais atores do mundo automóvel e do consumo.

Centro de estudos BNP Paribas Personal Finance

Os estudos Observador Cetelem são realizados pelo Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líder europeu no financiamento a particulares, está presente em mais de 30 países de 4 continentes.

Através do Observador Cetelem estamos atentos à evolução das tendências do mercado e aos novos comportamentos dos consumidores. Para isso, anualmente, são questionadas milhares de pessoas através de amostras representativas das populações. Posteriormente, são divulgados os resultados das análises qualitativas e quantitativas em cada país.  

Presente em 24 países

Criado nos anos 80 em França, o Observador Cetelem está hoje presente em 24 países: África do Sul, Alemanha, Austria, Bélgica, Brasil, Bulgária, China, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Hungria, Itália, Japão, México, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido, Eslováquia, Suécia e Turquia.

Estudos feitos em parceria com especialistas

O estudos Observador Cetelem são desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar. Estes são realizados em parceria com algumas das melhores empresas de market research, com reconhecida reputação e isenção a nível nacional e internacional, como a Nielsen, C-Ways e Harris Interactive.

Porque acreditamos que os temas abordados são do interesse geral da sociedade, disponibilizamos os resultados aos vários agentes económicos e aos Órgãos de Comunicação Social para aferirem da relevância e pertinência da informação para o enriquecimento do debate público. 

As publicações são também divulgadas ao público em geral no twitter @obs_cetelem_pt e na página oficial do BNP Paribas Personal Finance no LinkedIn.