Conheça as conclusões do último inquérito realizado aos portugueses e descubra quais as atividades de lazer que os portugueses pretendem realizar até ao fim do ano.

Descarregar

Conheça todas as conclusões do último inquérito realizado aos encarregados de educação e descubra as expectativas e intenções no Regresso às Aulas 2020.

Descarregar

A nossa forma de estar, de trabalhar, conviver e consumir sofreu, nos últimos meses, alterações radicais fruto das circunstâncias.

Descarregar
Observador Cetelem Regresso ao consumo

O Natal está a chegar e os portugueses começam a pensar na próxima quadra festiva e nas compras. Mas o que significa isto verdadeiramente em 2019? Que hábitos se mantêm e que novas práticas surgem entre os portugueses? Foi isso que procurámos saber em mais uma edição do Observador Cetelem dedicada consumo no Natal e no Ano Novo.

Descarregar

O Observador Cetelem lança a edição de 2019 do estudo Literacia Financeira, que procura avaliar a situação financeira e o nível de literacia financeira dos portugueses em quatro pilares: gestão do orçamento, planear o futuro, capacidade de escolher produtos financeiros e formação e informação.

Descarregar

Nesta edição do Observador Cetelem voltámos a procurar conhecer melhor as Intenções de Consumo dos portugueses no período de Regresso às Aulas em 2019. Quanto gastam, o que compram e onde o fazem são algumas das questões que procurámos responder nesta edição.

Descarregar

O verão é o momento pelo qual a maior parte dos portugueses anseia durante o ano. E os principais indicadores económicos analisados para 2019 dão-nos uma evolução favorável, nomeadamente em termos de gastos que aumentam. As estimativas de consumo fazem-nos crer que estes meses terão um impacto positivo na economia. 

Descarregar

O comércio online está a crescer e a conquistar cada vez mais consumidores. Apesar destes “bons ventos”, a taxa de penetração do sector está aquém da média europeia. Por esta razão, em 2019 voltámos a inquirir os portugueses procurando respostas importantes para alavancar o potencial do e-commerce em Portugal.  

Descarregar