Apenas 1 em 4 portugueses estão disponíveis para fornecer dados para que uma IA faça algo por eles
- 56% dos portugueses afirmam estar familiarizados com a Inteligência Artificial (IA)
- 5 em cada 10 já utilizaram alguma ferramenta de Inteligência Artificial
- 28% percecionam a utilização da Inteligência Artificial como positiva para a sociedade.
O tema da Inteligência Artificial (IA) está na ordem do dia e tem sido alvo de vários debates, nomeadamente sobre o impacto que poderá ter nos diversos setores da sociedade. Recentemente, a ONU constituiu um novo órgão dedicado à governação da IA, com o objetivo de promover um consenso sobre os riscos e desafios da tecnologia em rápido desenvolvimento.
Tendo em conta a discussão gerada em torno deste tema, o Observador Inteligência Artificial 2023, um estudo conduzido pelo Cetelem – marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, questionou os portugueses sobre o seu conhecimento sobre IA. A maioria (56%) afirma estar familiarizada com o conceito e 65% garante “já ter ouvido falar e saber exatamente o que significa”, porém, os inquiridos consideram que na sociedade reina o desconhecimento sobre ferramentas de IA e suas funcionalidades. Quando a pergunta é sobre as palavras que associam à IA, Robots/Robotização são as mais identificadas. Já sobre o impacto da utilização desta tecnologia e tendo por base a compreensão do conceito e as diferentes possíveis aplicações da IA, apenas 28% defendem que pode ser positivo para a sociedade.
5 em cada 10 já utilizaram alguma ferramenta de IA
A maioria dos inquiridos (7 em cada 10) refere que conhece alguma ferramenta de IA, enquanto metade (5 em cada 10) revela que já utilizou alguma ferramenta de IA. Neste contexto, o ChatGPT - ferramenta de IA que tem gerado alguma polémica, devido aos direitos de autor - é a mais conhecida pelos portugueses (47%) e também a mais utilizada (33%).
97% identificaram tarefas que podem ser realizadas por ferramentas de IA. A verificação de texto e voz (82%); tradução de texto ou mensagem de voz (82%), responder a uma pergunta (72%), fazer um gráfico e analisá-lo (71%) e reproduzir uma voz igual à dos humanos (71%) são as tarefas mais reconhecidas. A maioria indica que as ferramentas de IA podem também criar um texto, como uma história ou um poema (67%), um vídeo com cenários, voz e personagens falsos (63%), um cartaz de publicidade (60%) ou produzir um produto ou serviço à medida do cliente (53%).
Apesar de se reconhecer algum conhecimento sobre este domínio, 19% percecionam que as pessoas não estão a conseguir acompanhar as evoluções tecnológicas, considerando que têm avançado de forma muito rápida. Consequentemente, apenas 1/4 dos inquiridos veem o futuro do seu papel com o evoluir da IA como positivo. Sobre a confiança nestas novas tecnologias, também apenas 1/4 dos portugueses se mostram disponíveis para fornecer dados para que uma IA faça algo por eles, o que revela que não se sentem seguros, no que diz respeito à proteção de dados.
Estes resultados mostram que ainda há um caminho a percorrer na formação da sociedade, para que haja um maior conhecimento sobre a IA e as suas ferramentas e como estas podem impactar no dia-a-dia dos cidadãos.
Metodologia
Estudo conduzido através de entrevistas online. Foram realizadas 1000 entrevistas, representativas da população portuguesa (quotas de género, idade e região de acordo com os dados do INE). O erro máximo associado à amostra é de +3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas, semi-fechadas e abertas, fornecido pelo Cetelem, com a duração máxima de 13 minutos. Os trabalhos de campo integraram indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental.
Sobre o Cetelem
Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas, um player Europeu de referência no sector, que está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 650 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.
Para mais informações: