Os Jovens enfrentam hoje um conjunto de desafios para se tornarem independentes: seja por esta ser uma geração marcada pelos efeitos de uma pandemia, seja pelas oportunidades e realidades que lhes são apresentadas no caminho até à idade adulta. Mas qual é efetivamente o seu estado de espírito, quais as suas preocupações e ambições?

Estabilidade financeira encontra-se no topo das preocupações dos jovens portugueses

94% dos jovens portugueses (e 83% dos inquiridos dos países incluídos no inquérito) revelam que uma das suas grandes preocupações de vida é não conseguirem ser financeiramente estáveis.

Mas a lista de preocupações não fica por aqui:  88% dos jovens portugueses preocupam-se com a possibilidade de não terem acesso a cuidados de saúde, 87% em ficarem desempregados e 83% com a eventualidade de não virem a ter uma pensão de reforma. 

A perspetiva de não virem a ter a sua própria casa (82%) encerra o top 5 das principais preocupações dos jovens em Portugal.

Otimistas com a sua vida mas cautelosos quanto à situação climática, económica e política

87% dos jovens portugueses e 74% dos inquiridos dos seis países incluídos no inquérito revelam estar otimistas com a sua vida.

Este estado de espírito positivo é visível na forma como os jovens europeus se descrevem, considerando-se felizes, idealistas e confiantes. Sentimentos positivos que variam um pouco consoante o país, com os jovens portugueses entre os mais idealistas.

No entanto, revela-se apreensivos em relação às alterações climáticas (73%), à situação económica (69%) e à situação política de Portugal no futuro (64%).

Jovens têm opinião negativa sobre a Banca, mas confiam no setor para financiar os seus projetos

Somente 21% dos jovens portugueses tem uma perspetiva positiva sobre os bancos, mas tal não significa que os jovens não recorram a estas entidades para se financiarem.

A família (63%) continua, no entanto, a ser a primeira fonte para pedirem financiamento para um projeto, seguida pelas instituições especialistas do sector bancário e financeiro (53%).

78% dos jovens têm perspetiva positiva sobre a internet, 55% sobre as startups e 54% relativamente às redes sociais. Já os influenciadores das redes sociais recolhem apenas 32% dos votos positivos. As PME reunem opiniões positivas de 68% dos jovens portugueses.

Jovens revelam grandes preocupações ambientais

97% dos jovens preocupa-se com o ambiente. 

E apesar de a larga maioria dos jovens portugueses inquiridos considerarem que os temas da igualdade de género, orientação sexual e cor da pele são os mais importantes para a sociedade (66%), a verdade é que os jovens também consideram que os temas relacionados com a sustentabilidade são extremamente importantes. 

Por estas razões, mais de metade dos jovens portugueses (51%) consideram que a transição energética (redução da pegada de carbono, o aquecimento global, etc.) é o segundo tema mais importante para a sociedade

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Metodologia:

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência? foi realizado pela empresa de estudos de mercado Harris Interactive, através de um inquérito online realizado de 30 de julho a 11 de agosto de 2021 simultaneamente em 6 países, com amostras representativas da população nacional de cada país com idade entre 18 e 30 anos. No total foram entrevistadas 4988 pessoas, distribuídos pelos diferentes países da seguinte forma: Bélgica 804 entrevistados, República Checa: 837 entrevistados, Itália: 839 entrevistados, Portugal: 835 entrevistados, Roménia: 822 entrevistados e Reino Unido: 851 entrevistados. A representatividade é assegurada pelo método das quotas e um ajuste aplicado às seguintes variáveis: sexo, idade, região de residência e situação profissional dos entrevistados em cada país. Dos 835 inquiridos em Portugal, 50% são do sexo masculino e 50% feminino. 54% têm entre 18 a 24 anos e 46% entre os 25 e os 30 anos; 52% estão empregados e 48% estão desempregados ou a estudar (28%). 66% frequentam ou têm um nível de escolaridade superior, e 34% habilitações anteriores ao ciclo superior.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas, um player Europeu de referência no sector, que está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 650 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros. 

Para mais informações:

ATREVIA – Agência de Comunicação