Os Jovens enfrentam hoje um conjunto de desafios para se tornarem independentes: seja por esta ser uma geração marcada pelos efeitos de uma pandemia, seja pelas oportunidades e realidades que lhes são apresentadas no caminho até à idade adulta. Mas qual é efetivamente o seu estado de espírito, quais as suas preocupações e ambições?

Estabilidade financeira encontra-se no topo das preocupações dos jovens portugueses

94% dos jovens portugueses (e 83% dos inquiridos dos países incluídos no inquérito) revelam que uma das suas grandes preocupações de vida é não conseguirem ser financeiramente estáveis.

Mas a lista de preocupações não fica por aqui:  88% dos jovens portugueses preocupam-se com a possibilidade de não terem acesso a cuidados de saúde, 87% em ficarem desempregados e 83% com a eventualidade de não virem a ter uma pensão de reforma. 

A perspetiva de não virem a ter a sua própria casa (82%) encerra o top 5 das principais preocupações dos jovens em Portugal.

Otimistas com a sua vida mas cautelosos quanto à situação climática, económica e política

87% dos jovens portugueses e 74% dos inquiridos dos seis países incluídos no inquérito revelam estar otimistas com a sua vida.

Este estado de espírito positivo é visível na forma como os jovens europeus se descrevem, considerando-se felizes, idealistas e confiantes. Sentimentos positivos que variam um pouco consoante o país, com os jovens portugueses entre os mais idealistas.

No entanto, revela-se apreensivos em relação às alterações climáticas (73%), à situação económica (69%) e à situação política de Portugal no futuro (64%).

Jovens têm opinião negativa sobre a Banca, mas confiam no setor para financiar os seus projetos

Somente 21% dos jovens portugueses tem uma perspetiva positiva sobre os bancos, mas tal não significa que os jovens não recorram a estas entidades para se financiarem.

A família (63%) continua, no entanto, a ser a primeira fonte para pedirem financiamento para um projeto, seguida pelas instituições especialistas do sector bancário e financeiro (53%).

78% dos jovens têm perspetiva positiva sobre a internet, 55% sobre as startups e 54% relativamente às redes sociais. Já os influenciadores das redes sociais recolhem apenas 32% dos votos positivos. As PME reunem opiniões positivas de 68% dos jovens portugueses.

Jovens revelam grandes preocupações ambientais

97% dos jovens preocupa-se com o ambiente. 

E apesar de a larga maioria dos jovens portugueses inquiridos considerarem que os temas da igualdade de género, orientação sexual e cor da pele são os mais importantes para a sociedade (66%), a verdade é que os jovens também consideram que os temas relacionados com a sustentabilidade são extremamente importantes. 

Por estas razões, mais de metade dos jovens portugueses (51%) consideram que a transição energética (redução da pegada de carbono, o aquecimento global, etc.) é o segundo tema mais importante para a sociedade

Descarregar

Metodologia:

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Ser Jovem hoje: que caminhos existem para a independência? foi realizado pela empresa de estudos de mercado Harris Interactive, através de um inquérito online realizado de 30 de julho a 11 de agosto de 2021 simultaneamente em 6 países, com amostras representativas da população nacional de cada país com idade entre 18 e 30 anos. No total foram entrevistadas 4988 pessoas, distribuídos pelos diferentes países da seguinte forma: Bélgica 804 entrevistados, República Checa: 837 entrevistados, Itália: 839 entrevistados, Portugal: 835 entrevistados, Roménia: 822 entrevistados e Reino Unido: 851 entrevistados. A representatividade é assegurada pelo método das quotas e um ajuste aplicado às seguintes variáveis: sexo, idade, região de residência e situação profissional dos entrevistados em cada país. Dos 835 inquiridos em Portugal, 50% são do sexo masculino e 50% feminino. 54% têm entre 18 a 24 anos e 46% entre os 25 e os 30 anos; 52% estão empregados e 48% estão desempregados ou a estudar (28%). 66% frequentam ou têm um nível de escolaridade superior, e 34% habilitações anteriores ao ciclo superior.

Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 600 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.

Para mais informações:

ATREVIA – Agência de Comunicação 
Inês Albino – ialbino@atrevia.com 
Sara Vinagre – svinagre@atrevia.com