Aumenta para 75% os portugueses que têm por hábito poupar

 

 

No âmbito do Dia Mundial da Poupança e da Literacia Financeira que se assinala dia 31 de outubro, o Observador Cetelem voltou a questionar os portugueses sobre a poupança. E se face ao ano anterior aumenta a percentagem de portugueses que têm a preocupação de poupar, a frequência com que o fazem é mais esporádica.

Fruto da situação vivida pelo país, os portugueses estão mais disponíveis para poupar: 75%, mais 28 pontos percentuais (p.p.) face ao período homólogo. No entanto, apesar de os portugueses estarem a poupar mais, a frequência com que o fazem é mais esporádica, com metade dos inquiridos a afirmar que poupa sempre que possível e/ ou sempre que sobra dinheiro

 

15 Out | A relação dos portugueses com a casa: espaço para família, descanso e conforto

No decurso do ano, a casa tornou-se um refúgio para a maior parte dos portugueses onde, devido ao confinamento, nos vimos obrigados a passar mais tempo. Por esta razão, o Observador Cetelem propôs-se a analisar as vivências dentro da habitação, desde a tipologia do espaço até aos planos para o futuro. 

 

7 Out | Portugueses tencionam gastar 133€ em atividades de lazer e eventos culturais

Nos últimos meses do ano, os portugueses tencionam despender um valor médio de 133€ em atividades de lazer como idas a restaurantes, cinema, museus, concertos e espetáculos de teatro, entre outras. De acordo com o inquérito realizado pelo Observador Cetelem, este representa um crescimento de 5% face ao início do ano, pré-pandemia, quando as intenções eram de 127€. 

 

1 Out | 88% dos portugueses pretendem fazer mais atividades de lazer nos próximos três meses

Nos últimos três meses do ano, a grande maioria dos portugueses (88%) pretende fazer alguma atividade de lazer, de acordo com o último inquérito realizado pelo Observador Cetelem. Estes dados representam um crescimento de 25% em comparação com os dados recolhidos no início de março deste ano.

 

14 Set | 53% dos alunos vão de carro com a família para a escola

No ano em que a Semana Europeia da Mobilidade tem como tema “Emissões Zero, Mobilidade para todos”, o Observador Cetelem Regresso às Aulas questionou os encarregados de educação sobre quais serão as formas de transporte dos estudantes nas deslocações para a escola.

 

10 Set | Portugueses reduzem gasto médio no regresso às aulas para 340€

O gasto médio previsto pelos encarregados de educação com as compras para o regresso às aulas é este ano de 340€, o valor mais baixo despendido pelas famílias para o período nos últimos anos, de acordo com o estudo Observador Cetelem Regresso às Aulas 2020.

 

7 Set | Em caso de novo confinamento, 62% dos encarregados de educação estão preocupados com acompanhamento da aprendizagem

Segundo o inquérito realizado pelo Observador Cetelem Regresso às Aulas, na eventualidade de vir a ser necessário um novo confinamento, o que mais preocupa os encarregados de educação no sistema de ensino não-presencial é a dificuldade em acompanhar a aprendizagem dos alunos (62%)

 

27 Ago | 76% dos portugueses vão comprar material escolar nas grandes superfícies comerciais

Os principais locais escolhidos pelos encarregados de educação para compra de material escolar para o próximo ano letivo são os híper/supermercados (76%).  Em segundo lugar no top de preferências encontram-se as livrarias e lojas especializadas que registam um aumento de 7 p.p. face ao ano passado, reunindo 53% das preferências.

 

Página seguinte


Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal contamos com mais de 740 colaboradores e servimos anualmente mais de 1,37 milhões de clientes e estamos presentes em mais de 4000 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores em cetelem.pt, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa.


Para mais informações:
ATREVIA – Agência de Comunicação
Catarina da Fonseca – cfonseca@atrevia.com
Inês Albino – ialbino@atrevia.com