• Ver Todos
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • I
  • J
  • L
  • M
  • N
  • P
  • R
  • S
  • T
  • V
  • 0-9

A

Aluguer de Longa Duração (ALD) Produto financeiro em que a instituição de crédito cede temporariamente ao cliente a utilização de um veículo, propriedade da Instituição de Crédito, mediante o pagamento de uma renda mensal. Neste tipo de produto, no final do contrato, o cliente terá que adquirir o veículo pelo valor residual negociado.
Amortização Pagamento total ou parcial destinado à liquidação do capital em divida num contrato de crédito.
Amortização antecipada Pagamento de uma dívida ou de uma prestação antes do prazo previamente estabelecido. Esta operação pode implicar o pagamento de uma comissão, que no caso do crédito ao consumo é calculada sobre o valor do capital reembolsado antecipadamente e de acordo com os limites previstos na legislação aplicável.
Anuidade Corresponde a um valor cobrado anualmente pela detenção de um produto/serviço. Este tipo de encargo é muito comum nos cartões de crédito ou débito.
Apólice Documento que regista o contrato celebrado entre o tomador do seguro e a seguradora e que contém as condições que o regulam.
Autenticação Ato de confirmação da identidade, aplicado por questões de segurança. No caso de um titular de um cartão bancário, é o método utilizado para a identificação do seu titular podendo acontecer de duas formas possíveis: código secreto (PIN) ou assinatura.

Para confirmação da identidade pode ainda ser solicitado um documento de identificação para verificação da assinatura ou para verificação de que o nome constante no cartão de crédito coincide com o do documento de identificação.

Há alguns tipos de terminais em que não é solicitada a autenticação do titular (ex. Portagens).
Autorização de Débito em Conta (ADC) Consentimento dado pelo cliente a uma instituição para que esta realize débitos diretos, de montante fixo ou variável, na conta bancária pré-acordada entre o cliente e a instituição.
Avalista Pessoa que assume o compromisso de pagar o valor em divida, solidariamente com o devedor principal.

O aval exprime-se pelas palavras “Bom por aval”, ou semelhante, seguidas da assinatura do avalista, feitas em qualquer local de uma Letra (Livrança) ou numa folha anexa.
O aval é um ato gerador de uma obrigação de garantia pessoal que reforça a obrigação de um dado subscritor de uma Letra (Livrança), pelo qual o avalista responde solidariamente.
ATM (Automated Teller Machine) Termo inglês que significa Caixa Automática. Equipamento automático que permite aos titulares de cartões bancários aceder aos serviços associados a esses cartões, nomeadamente levantar dinheiro, consultar saldos, realizar transações, entre outros.
Voltar ao Topo

B

Banda magnética Dispositivo eletrónico de segurança no verso do cartão que contém informação associada ao titular, entidade emitente e tipo de cartão. Em regra, permite apenas a leitura dos elementos nela constantes.
Banca Online (Home banking) Serviço disponibilizado pelas instituições financeiras/banco que permite aos seus clientes efetuar operações através da internet acedendo a uma página segura do banco. Os clientes podem por exemplo efetuar pagamentos, consultas ou outro tipo de transações.
Banco Instituição cuja atividade consiste na realização de operações financeiras e na prestação de serviços financeiros, dos quais, os mais comuns são a concessão de crédito e a receção de depósitos.
Beneficiário de seguro Pessoa a favor de quem reverte o pagamento efetuado por uma seguradora. O tomador do seguro escolhe um ou vários beneficiários, que receberão as importâncias seguras no contrato de seguro relativamente à pessoa segura (por exemplo no caso de falecimento ou outra ocorrência prevista no contrato de seguro).
Voltar ao Topo

C

Caixa multibanco

Caixa Automático (ATM) que pertence à rede Multibanco.
Cancelamento da ADC Cancelamento da autorização dada pelo cliente a uma instituição para que esta realize débitos diretos na conta bancária previamente acordada. Este cancelamento impede a realização de débitos futuros na conta do cliente, não fazendo cessar a relação contratual entre o cliente e a instituição.
Capital Dinheiro que se empresta ou que se pede emprestado.
Cartão bancário É um instrumento de pagamento, sob a forma de um cartão de plástico, que permite ao titular efetuar pagamentos e/ou levantamento de dinheiro e outras operações sobre a conta a que está associado.
Cartão bancário Co-branded Cartão bancário multimarca emitido por uma entidade financeira em parceria com uma instituição não financeira. Tem por objetivo fidelizar os clientes através da concessão de diversas vantagens quando o titular do cartão efetua compras naquele estabelecimento. O nome e/ou o logotipo do estabelecimento comercial (ex: grandes superfícies, companhias aéreas) aparece normalmente na frente do cartão, além do nome e/ou do logotipo da entidade emitente e da marca ou marcas associadas ao cartão (ex: Multibanco, Mastercard, Visa).
Cartão de crédito Cartão bancário que permite efetuar compras e/ou levantar dinheiro (cash-advance) até ao limite previamente acordado entre o titular e a instituição financeira. O valor utilizado pode ser liquidado na sua totalidade no final de um período específico ou pode ser liquidado parcialmente. O valor reembolsado pode ser novamente utilizado.
Cartão de débito ou cartão multibanco Cartão bancário que permite ao seu titular utilizar os fundos (dinheiro disponível) da conta à ordem à qual o cartão está associado. Permite efetuar o pagamento de compras, levantar dinheiro no ATM (caixa Automático), entre outros.
Cartão pré-pago Cartão bancário pago antecipadamente pelo seu titular à entidade emissora do cartão. O cliente só consegue utilizar até ao limite do valor pago antecipadamente. Permite, na maioria dos casos, efetuar as mesmas operações que um cartão de débito.
Contactless Pagamento sem contacto. Funcionalidade que existe em alguns cartões (débito e crédito) que permite a realização de pagamentos apenas por aproximação do cartão, sem ter que introduzir o PIN e sem contacto físico com um leitor de cartões. Por razões de segurança os montantes máximos transacionáveis sem contacto são bastante limitados.
Cash-advance Adiantamento de dinheiro: é a possibilidade conferida ao titular de um cartão de crédito de levantar dinheiro em caixas automáticos ou solicitar uma transferência para a conta associada ao cartão. O valor do levantamento é lançado na respetiva conta-cartão.
Cash-back Beneficio associado a um cartão de crédito. Ao realizar compras com um cartão de crédito que possui este benefício o titular recebe de volta uma percentagem pré-definida do valor utilizado. Por norma, o valor recebido é creditado na conta cartão.
Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) Base de dados, gerida pelo Banco de Portugal, com informação sobre os créditos concedidos. Mensalmente, todas as entidades que concedem crédito em Portugal enviam informação ao Banco de Portugal sobre as responsabilidades de crédito dos seus clientes (pessoas singulares ou coletivas). A Central contém informação sobre as responsabilidades de crédito efetivas (Ex: montantes utilizados de cartões de crédito), bem como as responsabilidades de crédito potenciais que representem compromissos irrevogáveis (Ex: montantes não utilizados de cartões de crédito).
Código secreto de um cartão Código numérico (secreto) que o titular do cartão pode necessitar de utilizar para fins de identificação. No caso das transações eletrónicas, equivale à assinatura.
Código de Verificação de Cartão (CVC) Código de segurança de cartões de crédito formado por três ou quatro dígitos. Constitui uma medida adicional de segurança nas transações online com cartão de crédito e permite que a entidade que emitiu o cartão confirme a identidade do titular, evitando possíveis fraudes.
Conta-cartão Conta onde se registam os movimentos associados à utilização de um cartão de crédito e que é gerida pela instituição de crédito à qual o cartão está associado.
Comissão (fixas e variáveis) Valor cobrado aos clientes pelas instituições bancárias e de crédito como retribuição pelos serviços prestados. Exemplos: comissão de abertura de crédito, comissão de processamento da mensalidade.
Comprovativo Documento que comprova determinada situação (Ex: morada, rendimentos).
Crédito ao consumo Tipo de crédito concedido que se destina ao financiamento da aquisição de bens ou serviços de consumo duradouro. O reembolso do crédito é feito em prestações fixas e durante um determinado prazo previamente acordado entre as partes. Este tipo de crédito é regulado por legislação especifica.
Crédito consolidado Tipo de crédito que reagrupa em apenas um crédito dois ou mais créditos já detidos pelo titular, da mesma entidade ou de várias outras. O cliente fica apenas a pagar uma mensalidade, habitualmente mais reduzida que a soma das anteriores, na maior parte das vezes devido a uma redução da taxa aplicada e/ou o aumento da duração do prazo de reembolso.
Crédito excedido Ultrapassagem do limite de crédito previamente acordado entre o titular e a instituição de crédito, de uma linha ou cartão de crédito.
Crédito gratuito em cartão Crédito inicial de que o titular de um cartão de crédito beneficia e cujo prazo começa no momento em que efetua uma compra com o cartão e termina na data de pagamento do primeiro extrato subsequente à compra e em que a mesma já vem incluída. Tal como o nome indica, não vence juros.
Crédito renegociado Crédito que entrou em situação de incumprimento e cujo prazo de pagamento foi renegociado, sem garantias adicionais, por acordo entre a entidade participante e o beneficiário do crédito.
Crédito revolving (ou renovável) Contrato em que é estabelecido um limite máximo de crédito que pode ser utilizado ao longo do tempo pelo titular. O valor utilizado pode ser liquidado na sua totalidade no final de um período específico ou pode ser liquidado parcialmente e pode ser novamente reutilizado, de acordo com as condições contratadas entre Instituição e cliente. Exemplo: cartões e linhas de crédito.
Crédito vencido Crédito em situação de incumprimento de pagamento, ou seja, cujos prazos de amortização não foram respeitados pelo devedor.
Credor É quem empresta o capital. É igualmente designado por mutuante. Entidade autorizada pelo devedor a efetuar cobranças através do Sistema de Débitos Diretos (SDD).
Custo total do crédito Todos os custos, incluindo juros, comissões, despesas, impostos e encargos de qualquer natureza ligados ao contrato de crédito que o cliente deve pagar e que são conhecidos da Instituição, com exceção dos custos notariais. Os custos decorrentes de serviços acessórios relativos ao contrato de crédito, em especial os prémios de seguro, são igualmente incluídos se, além disso, esses serviços forem necessários para a obtenção de todo e qualquer crédito ou para a obtenção do crédito nos termos e nas condições de mercado.
Voltar ao Topo

D

Data valor Data de referência utilizada pela Instituição para o cálculo de juros.
Data realização Data das utilizações do limite de crédito pelo cliente bancário, de acordo com as condições contratualmente acordadas. No caso dos cartões de crédito, é a data em que foi realizado o movimento.
Débito direto Ato em que é retirado automaticamente de uma conta à ordem determinado valor, cuja autorização para o mesmo foi previamente dada pelo titular, através de uma Autorização de Débito em Conta (ADC) e que é processado através do Sistema de Débitos Diretos.
Descoberto autorizado Permite o levantamento de fundos ou realização de pagamentos a partir de uma conta de depósito à ordem, num montante que excede o saldo da conta e até ao limite definido pela instituição bancária.
Devedor Também designado por mutuário. É o beneficiário do financiamento.
Dia útil Período do dia em que uma instituição se encontra aberta ao público em horário normal de funcionamento.
Voltar ao Topo

E

Encargos São os custos suportados pelo titular de contrato de crédito, por exemplo, os juros de um empréstimo contraído, despesas de manutenção de conta, etc.
Empréstimo pessoal Modalidade de crédito a que o cliente bancário pode recorrer para diferentes finalidades, cujo reembolso é feito em prestações fixas e durante um determinado prazo, previamente acordado entre as partes.
Euribor Euro Interbank Offered Rate – A taxa Euribor é uma taxa de juro média, para cuja definição concorrem vários bancos. É válida para depósitos entre eles e cotada com base na convenção de contagem de dias de Atual/360, isto é, para o cálculo dos juros dos depósitos considera-se o número real de dias decorridos, em proporção do ano de 360 dias. A Euribor pressupõe a mobilização dos fundos em depósito 2 dias úteis depois da sua contratação – data-valor – (T+2) e é arredondada até à 3ª casa decimal.
Exclusões (seguros) Condições específicas listadas num contrato de seguro (apólice) que não estão cobertas pelo mesmo ou referenciados na legislação de seguros. Exemplo: cobertura de desemprego não inclui desemprego por justa causa, morte a conduzir mota sem capacete ou condução sem carta.
Extrato de conta Descrição informativa da atividade de uma conta, enviada periodicamente pela instituição financeira ao titular. Exemplos de informações presentes no extrato de conta: valor da mensalidade, saldo em divida, amortizações. O extrato é enviado em suporte de papel ou disponibilizado por via digital (homebanking ou anexo de email).
Voltar ao Topo

F

Fiador Pessoa que assume o compromisso de pagar o valor em divida, no caso do devedor não efetuar o pagamento das prestações devidas. O pagamento ser-lhe-á exigido exclusivamente nos casos em que a Instituição tenha tentado de todas as formas, sem sucesso, obter a cobrança do valor em dívida junto do devedor.
FIN (Ficha de Informação Normalizada) Ficha que tem obrigatoriamente de ser entregue ao cliente quando é apresentada uma simulação de crédito ou sempre que se realiza um contrato de crédito. Este documento contem várias informações, como por exemplo, TAN, TAEG, comissões, encargos, prazo, montante características do contrato de crédito.
Finalidade do crédito Fim para o qual o crédito está a ser solicitado.
Franquia Valor ou período de tempo que tem de ser assumido pelo cliente após a ocorrência de um sinistro. Todas as franquias estão definidas nas condições particulares da apólice de seguro.
Voltar ao Topo

G

Garantia bancária Operação de crédito pela qual um banco se constitui, perante terceiros (beneficiários), satisfazer determinadas obrigações se estas não forem cumpridas pontual e integralmente pelo seu cliente.
Voltar ao Topo

I

IBAN (International Bank Account Number) Elemento de informação que permite identificar e validar, no Espaço Económico Europeu, uma conta bancária (veio substituir o NIB).
Incumprimento Situação de não pagamento atempado das dívidas por parte do devedor.
Indexação Ligação de uma determinada variável (ex. taxas de juro) a um indicador de referência.
Indexante Taxa de juro representativa das condições de mercado, utilizado como referência nos empréstimos com taxa variável. O juro a pagar pelo devedor é dado pela soma do indexante com o spread.
Instituição de crédito Instituição financeira que concede crédito a empresas, particulares e outros agentes económicos. São exemplos de instituições de crédito, os bancos, as sociedades de leasing, de factoring, sociedades financeiras de corretagem, sociedades financeiras de aquisição a crédito.
Instituição financeira de crédito Instituições de crédito que podem realizar todas as operações permitidas aos bancos, com exceção da receção de depósitos.
Imposto de selo O Imposto de Selo é um imposto com incidência sobre alguns atos e contratos. É cobrado um valor ou aplicada uma taxa ao valor do contrato ou ato efetuado, de acordo com uma tabela específica. O imposto de selo não é cumulativo com o IVA, ou seja, todos os atos/factos que paguem o IVA, não pagam o imposto de selo.
Voltar ao Topo

J

Juro Preço do dinheiro, correspondendo à remuneração ou ao lucro produzido pelo capital emprestado durante determinado período de tempo.

Quem deposita o seu dinheiro numa instituição de crédito, espera receber uma remuneração, pois está a disponibilizar recursos que são seus para serem utilizados por outras pessoas ou empresas. Por outro lado, quem pede dinheiro emprestado está disposto a suportar um custo para ter acesso a esses fundos. A essa remuneração e a esse custo chama-se juro, o qual pode ser recebido ou pago de acordo com diversas periodicidades e conforme combinado entre as partes.
Juro de mora É a sobretaxa cobrada pelas instituições financeiras no caso de atraso por parte do devedor no pagamento da prestação, aplicando-se ao valor do capital e dos juros vencidos.
Juros antecipados Pagamento de juros feito no início do período de contagem dos mesmos.
Juros postecipados Pagamento de juros feito no final do período de contagem dos mesmos.
Voltar ao Topo

L

Leasing Contrato de financiamento pelo qual uma das partes, designada de locador, cede a outra, designado locatário, o gozo temporário de um bem em contrapartida do pagamento de renda ou de aluguer. No final do contrato, o locatário poderá adquirir o bem objeto de locação, mediante o pagamento de valor estipulado (valor residual).
Limite de crédito Limite máximo de crédito disponibilizado ao cliente bancário no âmbito do contrato de crédito acordado entre o titular e a instituição de crédito.
Lista negra Lista de números, ou séries de números, de cartões suspeitos existente num sistema de cartões de pagamentos e acessível a partir do terminal do comerciante. A lista negra serve para detetar ou bloquear qualquer transação efetuada pelos cartões nela constante.
Livrança Garantia que normalmente é exigida na concessão de um crédito pessoal e que o banco pode acionar no caso de incumprimento das obrigações assumidas pelo cliente.
Liquidação antecipada Pagamento de uma dívida ou de uma prestação antes do prazo previamente estabelecido. Esta operação pode implicar o pagamento de uma comissão suplementar.
Locatário Entidade que usufrui dos bens objeto de um contrato de locação financeira.
Voltar ao Topo

M

Mensalidade Montante a pagar com uma determinada periodicidade (em regra mensal, como o próprio nome indica) para cumprir as obrigações financeiras assumidas pelo cliente a uma instituição financeira num empréstimo.
Mora Incumprimento de um pagamento na data acordada.
Moratória Suspensão de pagamento por determinado período de tempo. Esta medida permite o adiamento do pagamento da amortização de capital dos seus créditos, de forma a aliviar os encargos mensais. A suspensão é temporária, porém o valor das mensalidades terá de ser pago mais tarde, em condições a definir.
MTIC - Montante Total Imputado ao Consumidor Valor que corresponde à soma do montante total do crédito contratado com o total dos encargos, num contrato de crédito, ou seja o valor total que o cliente irá pagar pelo crédito.
Mutuário Também designado por devedor, é o beneficiário do financiamento, que paga juros e que autoriza que lhe sejam efetuadas cobranças através do sistema de débitos diretos.
Voltar ao Topo

n

NIB (Número de Identificação Bancária) Elemento de informação normalizado, utilizado na identificação de contas bancárias domiciliadas em Portugal e que permite uma maior segurança e rapidez no encaminhamento na transferência a crédito de fundos.
NIF (Número de Identificação Fiscal) É a abreviatura de Número de Identificação Fiscal. Identifica os indivíduos em Portugal junto das Finanças.
Número de conta de crédito Número único atribuído por uma instituição financeira para um empréstimo pessoal ou cartão de crédito.
Número de identificação pessoal Código numérico (secreto) que o titular do cartão pode necessitar de utilizar para fins de identificação. Nas transações eletrónicas, equivale à assinatura.
Voltar ao Topo

p

Penhora É um mandato emitido por um juiz, através do qual o devedor perde o direito de dispor dos seus bens, para garantir o pagamento da dívida. Este processo judicial pode ser desencadeado pelo credor quando o devedor não paga a dívida no prazo acordado, de forma a conseguir o pagamento por meios coercivos. Se o devedor persistir no não pagamento, a penhora é executada, ou seja, o tribunal vende os bens e, com o produto da venda, paga ao credor.
Período de reflexão Período concedido ao cliente, no âmbito do crédito ao consumo para reflexão sobre a decisão que tomou e, se for o caso disso, desistir do contrato que celebrou. Este período não pode ser inferior a 14 dias de calendário. Caso exerça esse direito o cliente tem 30 dias para pagar à instituição o dinheiro emprestado, mais os juros vencidos.
Phishing Técnica de fraude online, utilizada por criminosos no mundo da informática para roubar senhas de acesso ao homebanking e demais informações pessoais, usando-as de maneira fraudulenta. Uma tentativa de phishing pode acontecer através de um website ou e-mails falsos, que imitam a imagem de uma empresa famosa e confiável para poder chamar a atenção das vítimas.
Plafond (ou limite de crédito) Valor máximo que pode ser utilizado no cartão de crédito e que foi previamente acordado entre o titular e a instituição de crédito.
Preçários Tabela que as instituições disponibilizam (site, balcão) e que contém informação sobre as comissões, despesas e taxas de juro aplicadas em todos os produtos e serviços disponibilizados pela Instituição.
Prémio de seguro Preço a pagar pelo tomador do seguro à seguradora, pela contratação do seguro.
Prestações Montante a pagar com uma determinada periodicidade (mensal, trimestral, anual,…) para cumprir as obrigações financeiras assumidas pelo cliente a uma instituição financeira num financiamento.
Provedor do cliente Órgão independente das estruturas das empresas, públicas ou privadas, ao qual um cliente insatisfeito pode recorrer para se fazer ouvir. O provedor do cliente pretende agir como mediador de conflitos entre as empresas e os clientes.
Prestador de cobranças Entidade que apresenta várias instruções de débito relativas a diferentes autorizações de débito em conta, na qualidade de representante de um ou vários credores.
Voltar ao Topo

r

Reembolso Pagamento por parte do cliente à Instituição da quantia que foi mutuada.
Renda Prestação periódica que o cliente paga ao locador nos contratos de locação financeira (leasing).
Rendimento bruto Rendimento de uma pessoa antes da dedução das quantias devidas a título de segurança social e outros impostos.
Rendimento liquido Rendimento de uma pessoa depois de deduzidas as contribuições para a segurança social e outros impostos.
Risco de crédito Ónus decorrente da possibilidade do beneficiário de determinado financiamento não ter capacidade financeira para a regularização do montante mutuado.
Risco de incumprimento (default risk) Ónus decorrente da possibilidade do emitente de determinada dívida não ter a capacidade financeira necessária para pagar juros e/ou capital em dívida na data e no montante prometido.
Voltar ao Topo

s

Saldo disponível Montante que resulta da diferença entre o limite de crédito autorizado e o valor já utilizado de um cartão ou linha de crédito, caso seja maior que zero, poderá ser utilizado.
Saldo em divida Montante de crédito utilizado, em determinado período, de um cartão ou linha de crédito.
Seguro (Contrato) Acordo através do qual a seguradora assume a cobertura de determinados riscos, comprometendo-se a satisfazer as indemnizações ou a pagar o capital seguro em caso de ocorrência de sinistro, nos termos acordados. Em contrapartida, a pessoa ou entidade que celebra o seguro (o tomador do seguro) fica obrigada a pagar ao segurador o prémio correspondente, ou seja, o custo do seguro.
SEPA (Single Euro Payments Area) Área Única de Pagamentos é um espaço em que se pode efetuar e receber pagamentos em Euros com as mesmas condições, direitos e obrigações e facilidade com que se efetuam transações nacionais.
Sinistro Evento resultante de uma causa suscetível de fazer funcionar as garantias de um ou mais contratos de seguro.
Sistema de débitos diretos (SDD) Conjunto de regras e infraestruturas operacionais que permitem pagamentos por débito direto em conta, decorrentes da relação contratual e que envolvem credor, devedor e instituições de crédito respetivas.
Spread Valor percentual que instituições financeiras aplicam a uma taxa de referência (exemplo: Euribor), em empréstimos de taxa de juro variável, que pode ser considerado como a margem de lucro do banco.
Sucursal Cada um dos estabelecimentos de uma entidade bancária, que se encontrem dispersos no mesmo país ou em diferentes países do mundo, cuja gestão se faz sob a orientação do organismo central de que depende.
Suporte duradouro Qualquer instrumento que permita ao cliente armazenar informações que lhe sejam pessoalmente dirigidas, de modo que, no futuro, possa ter acesso fácil às mesmas durante um período de tempo adequado aos fins a que as informações se destinam e que permita a reprodução inalterada das informações armazenadas.
Voltar ao Topo

t

Talão confirmativo da transação Documento comprovativo da transação efetuada com um cartão de débito ou de crédito.
TAE - Taxa Anual Efetiva Taxa que mede todos os custos associados a um determinado empréstimo, incluindo os juros e outros encargos que lhes estejam associados.
TAEG - Taxa Anual de Encargos Global Taxa que engloba todos os encargos suportados pelo cliente, designadamente juros, impostos e comissões.
TAN - Taxa Anual Nominal Taxa que multiplicada pelo capital em dívida, gera os juros a pagar pelo crédito pelo período de um ano.
Taxa de esforço Proporção do rendimento de um agregado familiar afeto ao pagamento de um empréstimo. Pretende medir a capacidade do agregado em cumprir as responsabilidades assumidas com um empréstimo.
Taxa fixa Taxa de juro que se mantém inalterada durante o prazo previsto no contrato e que pode coincidir com a vida do contrato de empréstimo.
Taxa indexada Taxa de juro normalmente utilizada em contratos (de Crédito Habitação) revista automaticamente em função da evolução da taxa de referência de mercado (indexante) a que está associada (por exemplo: a Euribor). Pretende-se ajustar o preço do dinheiro às condições do mercado financeiro em cada momento.
Taxa de juro Custo do dinheiro que se pediu emprestado ou rendimento de uma aplicação financeira efetuada expresso em percentagem do capital.
Taxa promocional Taxas de juro que são inferiores às que se praticam em cada momento no mercado, concedidas durante um prazo de tempo pré-determinado.
Taxa variável Taxa de juro que sofre variações, subidas e descidas, em função das condições dos mercados financeiros.
Terminal de Pagamento Automático (TPA) Terminal existente num estabelecimento comercial (ponto de venda) que permite a utilização de cartões bancários para efetuar pagamentos. Também conhecido pela designação inglesa de POS.
Titular Pessoa responsável por um contrato.
Tomador de seguro Pessoa que celebra o contrato de seguro com a seguradora e é responsável pelo pagamento do respetivo prémio.
Transferência a crédito Operação bancária efetuada por iniciativa do ordenante, realizada através de uma instituição de crédito e destinada a colocar fundos à disposição de um beneficiário.
Voltar ao Topo

v

Valor a pagar Representa o valor a ser pago pela utilização de um cartão e/ou linha de crédito em determinado período de tempo. O pagamento é efetuado de acordo com as modalidades de pagamento acordadas entre o titular do cartão e a instituição de crédito.
Voltar ao Topo

0-9

3D Secure Processo que reforça a segurança dos pagamentos de compras na internet efetuados com cartão de crédito. Para finalizar uma compra num site aderente, será enviado para o telemóvel registado um SMS com um código de validação. Para completar a compra do produto ou serviço, terá que introduzir o código recebido no telemóvel na janela de autenticação. Se não tem o seu número de telemóvel atualizado, contacte o Serviço de Apoio ao Cliente através do 21 721 90 00.
Voltar ao Topo