22 de fevereiro de 2021

 

Há menos portugueses a pretender comprar um automóvel

 

 

•    O setor automóvel tornou-se num dos mais fragilizados devido à pandemia;
•    Em Portugal, o setor automóvel registou quebras nas vendas acima dos 32% em 2020;
•    4 em 10 compradores dizem que vão gastar menos por causa da pandemia.

 

O ano de 2019 foi um ano de sucesso para o setor automóvel e a expetativa para 2020 era enorme. No entanto, a pandemia da Covid-19 fez com que tudo mudasse e este setor tornou-se num dos mais fragilizados economicamente, com quebras nas vendas, mas também nos níveis de produção. Houve linhas de produção a estagnar, funcionários infetados com o vírus, e, por tudo isto, o emprego sofreu um impacto direto.

Em Portugal, no ano de 2020, as vendas no setor automóvel registaram quebras acima dos 32% face a 2019, um valor superior ao da média europeia (-28%) e à média a nível mundial (-17%). Este cenário levou a que em abril de 2020 houvesse 1,1 milhões de pessoas deste setor com os seus empregos afetados por toda a Europa, 20.000 em Portugal.

Perante este contexto de incerteza, o Observador Cetelem procurou saber de que forma esta conjuntura afetou a intenção de compra dos portugueses. No fim de 2019, 35% dos inquiridos manifestavam vontade em comprar um automóvel nos 12 meses seguintes; em 2020, este número desceu para 23%, novamente abaixo da média europeia (que também diminuiu de 34% para 27%) e da média a nível mundial (de 41% para 32%). 

A pandemia teve impacto direto nessas intenções de compra, ainda que de forma moderada em alguns casos. A nível mundial, pouco mais de um terço dos indivíduos considera a pandemia um fator preponderante na intenção de compra de um veículo. Em Portugal, apenas 1 em cada 5 pessoas fazem essa associação direta, contrastando com países como os EUA e o Reino Unido, onde mais de 1 em cada 2 pessoas referem que foram influenciadas pela Covid-19.

Questionados sobre se a crise sanitária e respetivas consequências económicas terão influência no valor que tencionam gastar na compra de um veículo, 40% dos portugueses inquiridos afirmam que sim, pois será menor o valor que terão disponível; por outro lado, 29% afirmam que o valor disponível será maior. Estes vão ao encontro da média europeia (38% gastarão menos e 25% mais), mas contrastam com a média mundial, em que as respostas se equilibram – 35% considera que gastará menos e 35% que gastará mais. 
 

Metodologia

As análises económicas e de mercado, bem como as projeções, foram realizadas em parceria com a empresa de estudos e consultoria C-Ways, especializada em marketing de antecipação.
O trabalho de campo quantitativo foi conduzido pela Harris Interactive de 2 a 11 de setembro de 2020 em 15 países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.
No total, foram entrevistadas 10.000 pessoas online (método de recolha CAWI), com idade entre 18 e 65 anos, representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método quotas (sexo, idade). Foram entrevistadas 500 pessoas em cada país, exceto em França onde se realizaram 3 mil entrevistas.


Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 28 mil pessoas. Em Portugal contamos com mais de 700 colaboradores e servimos anualmente mais de 1,3 milhões de clientes e estamos presentes em mais de 2800 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores em cetelem.pt, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa.

Para mais informações:
ATREVIA – Agência de Comunicação
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