16 de março de 2021

 

42% dizem que o próximo veículo que vão comprar será elétrico ou híbrido

 

 

• As pessoas estão cada vez mais interessadas em adquirir veículos ecológicos
• 8 em cada 10 inquiridos acreditam que estes veículos podem resolver vários problemas ambientais
• Portugueses querem reforço da rede de carregamento elétrico

 

Para captar a atenção e conquistar automobilistas, o setor automóvel terá de continuar a reinventar-se e a oferecer novas soluções, mais ecológicas, aos seus clientes. O Observador Cetelem Automóvel 2021 questionou os consumidores sobre qual será a energia do próximo veículo que planeiam adquirir e cerca de 1 em cada 2 respondeu que o seu próximo veículo será híbrido ou elétrico. 

De notar que estas opções são também influenciadas pelo nível de rendimento: os inquiridos com rendimentos mais elevados tendem a optar por escolhas mais ecológicas do que aqueles que têm rendimentos baixos ou médios. Para estes consumidores, a gasolina continua a ser a prioridade, seguindo-se o diesel. O custo mais elevado do automóvel elétrico e do híbrido é, assim, um fator impeditivo importante.

Estes dados vão ao encontro da tendência que os mercados elétrico e híbrido atravessam: em 2019, estes dois mercados começaram a representar volumes de vendas significativos – 15% na Holanda, mais de 5% na China e em Portugal e mais de 3% em França, na Alemanha, na Bélgica e no Reino Unido. 

Os resultados do estudo reforçam a ideia de que os automóveis ecológicos, em particular os elétricos, podem ser parte da solução para vários problemas ambientais: os inquiridos acreditam que estes automóveis podem ajudar a resolver problemas relacionadas com a poluição do ar (85%), a poluição sonora (82%) e o aquecimento global (79%).

Mas, no momento da compra de um elétrico, há um ponto a ter em conta: as redes de carregamento, que são fundamentais, mas ainda representam um calcanhar de Aquiles nesta indústria. Assim, um terço dos inquiridos acredita que cabe ao Estado reforçar esta rede; e cerca de 30% acredita que as empresas de energia também devem ser responsáveis pela sua implementação.

Metodologia

As análises económicas e de mercado, bem como as projeções, foram realizadas em parceria com a empresa de estudos e consultoria C-Ways, especializada em marketing de antecipação.
O trabalho de campo quantitativo foi conduzido pela Harris Interactive de 2 a 11 de setembro de 2020 em 15 países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.
No total, foram entrevistadas 10.000 pessoas online (método de recolha CAWI), com idade entre 18 e 65 anos, representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método quotas (sexo, idade). Foram entrevistadas 500 pessoas em cada país, exceto em França onde se realizaram 3 mil entrevistas.


Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 28 mil pessoas. Em Portugal contamos com mais de 700 colaboradores e servimos anualmente mais de 1,35 milhões de clientes e estamos presentes em mais de 3600 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores em cetelem.pt, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa.

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