Perguntas mais relevantes

Onde posso consultar o extrato de conta?

Qual o valor da próxima mensalidade do meu cartão de crédito?

Para onde devo devolver o contrato?

Não tenho a conta provisionada na data de débito, como posso fazer o pagamento?

Crédito

O que devo fazer para alterar o IBAN associado ao meu contrato de crédito?

1. Deverá contactar o Cetelem para solicitar o envio da Autorização de Débito em Conta (ADC) enviando um e-mail para gestaoadc@cetelem.pt.

2. O documento ser-lhe-á enviado após fornecer o seu novo IBAN.

3. Quando receber a sua Autorização de Débito em conta (ADC) deverá:

  • Assinar conforme o seu documento de identificação
  • Anexar o comprovativo do novo IBAN que faça prova da titularidade da conta e cópia do seu documento de identificação
  • Devolver a documentação para o e-mail gestaoadc@cetelem.pt

Esta alteração tem um custo de 10,40€ por ADC/contrato.

Para onde devo devolver o contrato?

O contrato de crédito (exemplar a devolver ao banco), a Autorização de Débito em Conta (ADC) e a apólice de seguro (se aplicável), juntamente com a sua documentação, devem ser enviados para a morada gratuita:

Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A. Remessa Livre 1031 EC Pedro Hispano (Porto) 4101-960 Porto (não necessita de selo).

Como posso pedir um crédito pessoal?

O Crédito Pessoal pode ser pedido em Cetelem.pt ou, se já for cliente, através da Área de Cliente Cetelem. Se preferir, ligue 707 27 27 27.

Quais são os documentos que tenho que juntar ao contrato de crédito Pessoal?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SEU PEDIDO DE CRÉDITO
  Trabalhador
por conta
de Outrém
Trabalhador
por conta
Própria
Pensionista
Comprovativo de Identificação dos titulares do contrato
Cartão do Cidadão
ou
Bilhete de Identidade + Cartão de Contribuinte
Comprovativo de Residência

Apenas um dos documentos

Última fatura de Água, Luz, Gás, Telefone ou TV Cabo
Comprovativo IBAN nominativo de um dos titulares do contrato

Apenas um dos documentos

Informação de conta via HomeBanking;
Último extrato bancário;
Talão de Multibanco com IBAN + Frente do Cartão Multibanco;
1ª página da Caderneta
Último recibo de vencimento dos titulares do contrato    
Último Modelo 3 do IRS ou Código de validação de Entrega    
Comprovativo de Pensão    

Posso alterar a data de débito da prestação do meu crédito?

Sim. Pode alterar logo após o pagamento da primeira mensalidade sem custos e até ao 3º mês de vigência do contrato.

A partir do 4º mês, inclusive, a alteração terá um custo de 10,40€.

Disponibilizamos várias datas para pagamento da sua prestação: dia 1, 8, 11, 15, 22 e 24.

Posso ter mais que um crédito a decorrer no Cetelem em simultâneo?

Sim. No Cetelem temos várias soluções de financiamento disponíveis. Entre em contacto connosco para avaliarmos a viabilidade.

Para obter a aprovação final (valor disponível) na conta, o que tenho de fazer?

Para ter a aprovação final, deverá devolver o contrato para a morada gratuita indicada. Após receção, o seu contrato será analisado por um especialista e entraremos em contacto com a resposta final.

Após aprovação o valor ficará disponível na sua conta bancária em 48h úteis.

Como e onde posso consultar os movimentos/extrato do meu crédito?

O extrato de conta referente ao seu crédito, bem como os respetivos movimentos podem ser consultados na sua Área de Cliente Cetelem na opção Extratos, faturas e documentos.

Como é constituída a minha prestação?

A prestação é calculada tendo por base 5 elementos:

Capital em divida: montante solicitado e que está em divida

Juros: resultam da aplicação da taxa de juro sobre o valor concedido, ainda em dívida

Imposto de selo sobre os juros: imposto aplicado sobre os juros pagos, legalmente definido (4%), sendo este imposto entregue ao estado pelo Cetelem

Comissão de processamento de prestação: custo associado ao levantamento do valor da prestação no banco do titular

Imposto de selo sobre comissões: imposto aplicado sobre as comissões pagas, legalmente definido (4%), sendo este imposto entregue ao estado pelo Cetelem

Prémio de seguro (quando aplicável)

O que é um crédito Clássico?

É um contrato de concessão de crédito com base no qual a Instituição de Crédito disponibiliza a um cliente uma quantia de dinheiro certa e que o cliente deve reembolsar no prazo fixado e nas condições contratualmente acordadas.

Um crédito clássico pode ser subdividido em duas categorias:

a) Crédito afeto, se o crédito concedido se destinar à aquisição de um bem ou serviço específico, tendo a Instituição de Crédito o direito de exigir a apresentação de comprovativo de afetação do crédito. Podem ser incluídos nesta categoria o crédito automóvel (destinado à aquisição de um automóvel), o crédito com finalidade lar (destinado à aquisição de mobiliário e de equipamentos para o lar), devendo, quer num caso, quer noutro, a identificação do bem ou serviço financiado vir claramente identificada no contrato, bem como a finalidade do contrato;

b) Crédito não afeto ou pessoal, se o crédito é concedido sem que esteja definido o fim a que se destina a quantia mutuada. Um contrato de crédito pessoal permite-lhe financiar os mais diversos projetos, não exigindo a Instituição de Crédito o comprovativo da afetação do crédito, nem constando do próprio contrato a finalidade do crédito.

Cartão de crédito

Quais são as modalidades de pagamento disponíveis?

Cartão de Crédito Cetelem Black tem várias modalidades de reembolso disponíveis, sendo o débito da mensalidade efetuado no dia 1 de cada mês:

  • Fim do mês: Pagamento total do saldo no dia 1 de cada mês

  • Pagamento mínimo: mensalidade fixa entre 4% e 100% do limite de crédito. Caso opte por esta modalidade, tem acesso a 50 dias de crédito gratuito, podendo efetuar o pagamento do saldo no multibanco até ao dia 07, do mês seguinte à data de emissão do extrato

  • Pagamentos fracionados: pague em 3 ou 6 vezes sem juros (TAN 0%) ou num prazo mais alargado em 12x, 24x, 36x e 48x com juros

O cartão de crédito pode ter mais que uma modalidade de pagamento ativa simultaneamente.

Como e onde posso utilizar o meu cartão de crédito?

Pode usar o seu cartão de várias formas:

  • No multibanco para levantamentos a crédito (cash advance), pagamento de serviços, entre outras opções
  • Em qualquer loja em Portugal e em toda a rede Mastercad no estrangeiro
  • Em transferência da totalidade ou parte do saldo disponível para a sua conta bancária

O que devo fazer para alterar o IBAN associado ao meu cartão de crédito?

1. Deverá contactar o Cetelem para solicitar o envio da Autorização de Débito em Conta (ADC) enviando um e-mail para o endereço gestaoadc@cetelem.pt.

2. O documento ser-lhe-á enviado após fornecer o seu novo IBAN.

3. Quando receber a sua Autorização de Débito em conta (ADC) deverá:

  • Assinar conforme o seu documento de identificação

  • Anexar o comprovativo do novo IBAN que faça prova da titularidade da conta e cópia do seu documento de identificação

  • Devolver a documentação para o e-mail gestaoadc@cetelem.pt

Esta alteração tem um custo de 10,40€ por ADC/contrato.

Como posso aumentar o limite de crédito do meu cartão?

Aumente o limite de crédito do seu cartão de crédito através da sua Área de Cliente Cetelem, acedendo à opção “Aumentar limite de crédito”.

Após recebermos o seu pedido juntamente com a documentação, um especialista irá analisar o seu pedido e entrará em contacto com a resposta.

Como posso solicitar a transferência do plafond disponível do meu cartão para a minha conta bancária?

Pode em qualquer momento solicitar uma transferência imediata e automática de parte ou totalidade do plafond do Cartão de Crédito para a sua conta bancária, através da Área de Cliente Cetelem ou ligando para o 707 27 27 27, de segunda à sexta das 9h às 20h (Custo de 0,10€/min. redes fixas e 0,25€/min. redes móveis).

Como posso solicitar um cartão de crédito Cetelem?

O Cartão de crédito Cetelem pode ser pedido em Cetelem.pt ou, se já for cliente, através da Área de Cliente Cetelem. Se preferir, ligue 707 27 27 27.

Onde e como posso acumular cash-back?

Ao utilizar o Cartão de Crédito Cetelem Black em supermercados, hipermercados, gasolineiras e restaurantes tem 3% de desconto permanente, até ao máximo de 100€/ano, desde que o comerciante esteja catalogado nestas atividades.

O valor do desconto (cash-back) é creditado na conta cartão no mês em que é atribuído.

Nas modalidades de reembolso Pagamento Mínimo e Fim do Mês, o valor é deduzido ao saldo do extrato.

Após aprovação, quanto tempo demora até receber o meu cartão?

Após aprovação, o Cartão de Crédito é enviado para a morada que nos indicou. Alguns dias depois, enviamos o código PIN, também via correios.

O período que decorre entre a aprovação e a receção do cartão é em média de duas semanas.

Quais são os documentos necessários para a adesão ao cartão de crédito Cetelem?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SEU PEDIDO DE CRÉDITO
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Comprovativo de Residência

Apenas um dos documentos

Última fatura de Água, Luz, Gás, Telefone ou TV Cabo
Comprovativo IBAN nominativo de um dos titulares do contrato

Apenas um dos documentos

Informação de conta via HomeBanking;
Último extrato bancário;
Talão de Multibanco com IBAN + Frente do Cartão Multibanco;
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Último recibo de vencimento dos titulares do contrato    
Último Modelo 3 do IRS ou Código de validação de Entrega    
Comprovativo de Pensão    

Qual o valor da próxima mensalidade do meu cartão de crédito?

Pode consultar o valor da próxima mensalidade no extrato de conta ou na Área de Cliente Cetelem (disponível a partir do 10º dia útil a contar do fim do mês), na posição integrada ou na opção “Consultar extratos e faturas”.

O pagamento das mensalidades dos cartões de crédito Cetelem são sempre realizadas no dia 1 de cada mês, por débito direto em conta.

Caso, mesmo assim, opte por realizar o pagamento por multibanco, o pagamento por débito direto prevalece e o valor será debitado na sua conta bancária.

Para que o débito direto ocorra com sucesso recomendamos que tenha conta aprovisionada desde as 00:00h do 1 dia de cada mês.

Não tenho a conta provisionada na data de débito, como posso fazer o pagamento?

O pagamento da sua mensalidade deverá ser no dia 1 de cada mês. Caso a mesma não tenha sido cobrada na sua conta bancária, poderá utilizar a entidade e referência associada ao seu contrato.

A entidade e referência é sempre a mesma e está disponível no seu extrato de conta.

referências para pagamento via multibanco

Onde posso consultar o extrato de conta?

Os extratos de conta dos cartões de crédito Cetelem podem ser consultados online na Área de Cliente Cetelem.

Para sua comodidade sempre que disponibilizamos um novo extrato na sua Área de Cliente enviamos um e-mail a informar.

Crédito consolidado

Quais são os documentos que tenho que juntar ao contrato de crédito consolidado?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SEU PEDIDO DE CRÉDITO
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Cartão do Cidadão
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Comprovativo de Residência

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Última fatura de Água, Luz, Gás, Telefone ou TV Cabo
Comprovativo IBAN nominativo de um dos titulares do contrato

Apenas um dos documentos

Informação de conta via HomeBanking;
Último extrato bancário;
Talão de Multibanco com IBAN + Frente do Cartão Multibanco;
1ª página da Caderneta
3 últimos recibos de vencimento dos titulares do contrato    
Último Modelo 3 do IRS ou Código de validação de Entrega    
Comprovativo de Pensão    
Declarações/extratos com valor em dívida atual e o
respetivo procedimento para liquidação dos créditos a consolidar
Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal

Como posso pedir um crédito consolidado?

O Crédito Consolidado pode ser pedido através da nossa linha de apoio ao cliente, 707 27 27 27, de 2ª a 6ª das 9h às 20h.

O que é um crédito consolidado?

Um crédito consolidado permite a junção de vários créditos num só, ficando com uma única mensalidade, uma única taxa (que é fixa ao longo de todo o contrato), um único prazo de reembolso e vinculado a uma única entidade. Poderá incluir todos os créditos pessoais, cartões de crédito e linhas de crédito.

Adicionalmente, tem a possibilidade de realizar um novo projeto, juntando todos os créditos e incluindo o novo, num só.

Seguros

Que outros seguros tem o Cetelem?

Para além dos seguros Cartão Essencial e Proteção Total, o Cetelem tem ainda ao seu dispor também os seguintes seguros:

O meu crédito tem algum seguro associado?

Sim. O seguro crédito total (facultativo) que assegura o pagamento de até 6 mensalidades (por sinistro) em caso de desemprego involuntário.

Com este seguro fica também protegido em caso de, morte ou invalidez absoluta e definitiva, baixa médica, desemprego involuntário (apenas para trabalhadores por conta de outrem), hospitalização (caso seja trabalhador por conta própria).

O que fazer em caso de sinistro?

Deverá contactar a seguradora BNP Paribas Cardif para o número de telefone 707 20 23 20.

Os valores assumidos pela seguradora BNP Paribas Cardif, em caso de sinistro, ficam efetivamente liquidados, ou seja, não têm que ser reembolsados mais tarde.

Posso cancelar o meu seguro?

Sim, no entanto, não recomendamos o cancelamento, pois deixará de estar protegido, caso ocorra alguma eventualidade ou imprevisto.

Para cancelar deverá enviar uma declaração devidamente assinada e datada, dando indicação que pretende cancelar o seguro associado ao contrato (colocar número de contrato) juntamente com uma cópia do seu documento de identificação.

Qual é o custo do seguro cartão essencial e do seguro proteção total?

O seguro cartão essencial custa apenas 0,70% do valor mensal do saldo em dívida. Ou seja, por cada 100€ de saldo em dívida, paga apenas 0,70€. Para sua comodidade, o valor do seguro é cobrado mensalmente sobre o saldo em dívida no seu Cartão de Crédito. Não é cobrado qualquer prémio de seguro caso opte por pagar as suas compras na modalidade "Fim do Mês".

O custo do seguro proteção total depende do prazo do contrato de crédito.

Como posso proteger as compras que fiz com o meu cartão de crédito Cetelem?

Se aderir ao seguro cartão essencial (da seguradora BNP Paribas Cardif) associado aos nossos cartões de crédito, fica protegido em caso de roubo, quebra ou deterioração de um bem adquirido com o seu Cartão de Crédito Cetelem. Fica também protegido em caso de utilização fraudulenta do seu Cartão de Crédito e roubo, morte ou invalidez absoluta e definitiva, baixa médica (por doença ou acidente) e desemprego involuntário.

Como posso subscrever um seguro para proteção do crédito?

Tem à sua disposição o seguro cartão essencial e o seguro proteção total.

A adesão ao seguro cartão essencial pode ser feita em qualquer altura, desde que seja titular de um cartão de crédito Cetelem, tenha entre 18 e 72 anos, se encontre de boa saúde e esteja a trabalhar há 12 meses consecutivos. O valor do seguro é cobrado mensalmente sobre o saldo em dívida do seu Cartão de Crédito.

A adesão ao seguro proteção total é realizada no momento em que subscreve o seu crédito pessoal. O valor do seguro é cobrado mensalmente juntamente com a prestação.

Crédito automóvel/ ALD/ Leasing

Quem paga o Imposto único de circulação (IUC)?

Contratos leasing (LEA) e aluguer (ALD): O Cetelem paga o imposto no mês em que vence e no mês seguinte o valor é faturado.
O cliente não deve emitir a guia para pagamento pois o Banco é responsável pelo pagamento.

Contratos de crédito: cabe ao cliente o pagamento do imposto.

Fui à conservatória alterar a reserva de propriedade do veículo e foram cobrados custos adicionais. Como devo proceder?

Peça o recibo dos custos cobrados pela conservatória em nome do Cetelem (NIF 503016160).

Para reembolso envie para a nossa morada gratuita - Apartado 1118 EC Pedro Hispano Porto 4102-970 Porto - a seguinte documentação:

  • Recibo original em nome do banco BNP

  • Fotocópia de comprovativo de apresentação

  • Comprovativo de IBAN

Quero liquidar o meu crédito automóvel realizado num parceiro antecipadamente o que devo fazer?

Deve enviar um pedido para o endereço de email apoioauto@cetelem.pt, identificando o contrato que pretende liquidar.

Pode consultar informação sobre as penalizações, por liquidar antecipadamente, nas cláusulas gerais do seu contrato relativas ao reembolso antecipado.

O contrato automóvel que realizei junto de um parceiro já terminou como devo proceder?

Deve solicitar ao Banco Cetelem o envio do documento para legalização da viatura.

O pedido poderá ser feito para o e-mail apoioauto@cetelem.pt indicando o número de contrato e o assunto ou por telefone.

Posso alterar a data de débito da prestação do meu contrato automóvel realizado num parceiro?

Se o contrato tiver sido celebrado em data anterior a 10 de maio de 2016 poderá solicitar a alteração para dia 5 ou dia 20, enviando um pedido por escrito assinado com uma cópia do cartão de cidadão.

A alteração da data da prestação tem uma comissão associada que varia consoante o tipo de contrato. Poderá consultar o valor da comissão no preçário.

Em contratos posteriores a 10 de maio de 2016 a data do débito é sempre a dia 05, sem possibilidade de alteração.

Recebi uma carta sobre a opção de compra do meu veículo (valor residual) o que significa?

Significa que o contrato está a terminar e que tem o valor residual para pagar, isto é, o valor que ficou para pagamento no término do contrato.

Caso pretenda exercer a opção de compra, deve aguardar pelo débito do valor na data que está contratualmente estabelecida.

Caso não pretenda exercer a opção de compra deverá manifestar essa intenção por escrito no prazo contratualmente definido.

Qual é a diferença entre um Leasing (LEA) e um ALD?

O ALD é um Contrato de Aluguer de Longa Duração. É um produto financeiro em que a instituição de crédito cede temporariamente ao cliente a utilização de um veículo, propriedade da Instituição de Crédito, mediante o pagamento de uma renda mensal. Neste tipo de produto, no final do contrato, o cliente terá que adquirir o veículo pelo valor residual negociado.

Quem é a empresa locadora? A empresa locadora é o CETELEM que adquire o bem pretendido pelo cliente (viatura), cedendo-lhe a utilização contra o pagamento de uma renda periódica.

O Leasing (LEA) é o contrato de financiamento pelo qual uma das partes, designada de locador, cede a outra, designado locatário, o gozo temporário de um bem em contrapartida do pagamento de renda ou de aluguer. No final do contrato, o locatário poderá adquirir o bem objeto de locação, mediante o pagamento de valor estipulado (valor residual).

O locatário poderá adquirir o bem no final do contrato, mediante o pagamento do valor residual.

Para o efeito, o locador adquire o o bem, previamente escolhido pelo cliente, cedendo-lhe a utilização contra o pagamento de uma renda periódica.

O locador nos contratos em causa é o Banco.

Área de cliente
APP Cetelem Mobile

O que é necessário para me autenticar na APP Cetelem Mobile?

Deve fazer download da App Cetelem Mobile que se encontra disponível na App Store e na Google Play store. Para encontrar mais facilmente a App pesquise por Cetelem ou Cetelem Mobile.

Só é possível realizar a autenticação na App Cetelem Mobile se já tiver registo na Área de Cliente Cetelem.

  • Passo 1: insira o código utilizador/password de acesso à Área de Cliente Cetelem

  • Passo 2: de seguida é enviado um SMS token para o seu número de telemóvel que deverá introduzir no respetivo campo

  • Passo 3: definição/confirmação de um código de 4 dígitos. Para sua comodidade o acesso à App Cetelem mobile é sempre realizado com este código

A minha password expirou e não consigo aceder, como proceder?

Se tentou aceder à sua Área de Cliente (homebanking) e aparece uma mensagem a indicar que a sua Password não é alterada há mais de 12 meses e por isso está bloqueada deverá “Recuperar password".

Se não se recordar das suas perguntas/respostas de segurança clique em “Recuperar todos os códigos de acesso".

Bloqueei a minha conta da Área de cliente Cetelem, o que faço?

A sua conta fica bloqueada após falhar 5 vezes a combinação do seu código de utilizador/password. Para evitar o bloqueio antes da 5ª tentativa faça “Recuperar todos os códigos de acesso".

Caso a conta da sua Área de Cliente Cetelem fique bloqueada, deve contactar o nosso serviço de apoio a cliente e solicitar o desbloqueio através do 707 27 27 27.

Outras Questões

Recebi uma carta que fala em PARI / PERSI. O que significa?

Significa que está com um incumprimento superior a 31 dias no seu contrato de crédito e que estamos disponíveis para avaliar a sua situação de modo a encontrar uma solução.

Nos 10 dias após receção deverá enviar-nos os seguintes documentos:

  • Comprovativo de Identidade - Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte

  • Comprovativo de Rendimentos - 3 últimos extratos bancários e se for:

    • Trabalhador dependente: Fotocópia dos 3 últimos recibo de vencimento;

    • Trabalhador independente: Fotocópia do modelo 3 do IRS e Nota de liquidação;

    • Pensionista: Fotocópia da última declaração de pensão ou Fotocópia do modelo 3 do IRS e Nota de liquidação

  • Comprovativo de IBAN - fotocópia de cheque ou caderneta ou talão do multibanco + Frente do cartão Multibanco ou documento nominativo retirado do homebanking.

Após receção da documentação procederemos à análise da sua capacidade financeira. Dessa análise poderá resultar uma proposta para que consiga retomar o pagamento das suas mensalidades de forma regular (sendo que essa proposta irá sempre de encontro aos nossos procedimentos internos).

Nota: É importante que se mantenha contactável uma vez que os nossos especialistas poderão ter necessidade de esclarecer alguma questão e/ou formalizar uma proposta.

Caso não nos envie documentação no prazo indicado, procederemos à extinção do processo PARI/PERSI e, posteriormente, irá receber uma comunicação nesse sentido.

Se já tiver efetuado o pagamento do valor em atraso no seu contrato, deve ignorar a carta.

Como devo enviar os documentos PARI / PERSI?

Envie por e-mail para solucoescliente@cetelem.pt, identificando no assunto o número de contrato ou NIF, ou para a nossa morada gratuita: Apartado 1124 EC Pedro Hispano, 4102 - 002 Porto.