Risco de endividamento

Contratar um crédito é uma decisão importante: as prestações de um crédito constituem encargos regulares significativos que impactam o orçamento familiar. Antes de decidir, deverá ponderar bem os prós e contras, avaliar bem a sua capacidade financeira, sem esquecer de avaliar um cenário em que possa ter uma alteração súbita da sua situação financeira.

Para mais informações sobre gestão do orçamento familiar consulte o portal Todos Contam, do Plano Nacional de Formação Financeira ou o site Notas em Dia, que disponibiliza dicas bem pensadas para a gestão do seu orçamento diário.

Risco de incumprimento

O incumprimento das responsabilidades de crédito ocorre quando o cliente não paga na data prevista uma prestação do contrato de crédito que subscreveu. Nestas situações, os clientes ficam sujeitos a penalizações e os seus bens podem ser penhorados.

Por isso, é muito importante ter uma atitude preventiva, antecipando uma eventual situação de incumprimento. Caso antecipe dificuldades no pagamento dos seus encargos, deve alertar prontamente o Cetelem através dos seguintes contactos:

  • Formulário online
  • Enviar o pedido para a seguinte morada: Apartado 1124 Ec Pedro Hispano 4102 - 002 Porto

Se comunicar que tem dificuldades no pagamento dos seus encargos, a instituição de crédito está obrigada, através do Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de outubro, a avaliar o seu risco de incumprimento e deverá propor soluções para evitar o incumprimento do contrato de crédito, sempre que tal seja viável.

PERSI - Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento

Criado pelo Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de outubro, visa promover a regularização de situações de incumprimento através de soluções negociadas entre o cliente e a instituição de crédito.

Somos obrigados a:

  • Integrar os créditos em incumprimento neste procedimento (PERSI) entre o 31.º e o 60.º dia, após a ocorrência do incumprimento;
  • Iniciar este procedimento logo que se verifique o não pagamento de uma prestação, nos casos em que o cliente tenha nos alertado proactivamente para o risco de incumprimento.

Se estiver nesta situação pode solicitar, em qualquer momento, a integração imediata do seu Crédito esse crédito no procedimento PERSI. Nos 5 dias seguintes será informado do início do procedimento de Regularização de Situações de Incumprimento, bem como dos seus direitos e deveres no âmbito deste procedimento.

Regime extraordinário de proteção de clientes com contratos de crédito à habitação em incumprimento

Os clientes com crédito de habitação própria permanente que se encontrem em incumprimento, e em situação particularmente vulnerável podem também solicitar ao Cetelem o acesso ao regime extraordinário, desde que preencham os requisitos legalmente previstos.

Este regime, destinado à proteção de devedores de crédito à habitação em situação económica muito difícil, foi aprovado pela Lei n.º 58/2012, de 9 de novembro, e estará em vigor até 31 de dezembro de 2015, com possibilidade de prorrogação.

Ao abrigo deste regime é nossa obrigação propor–lhe um plano de reestruturação da dívida, quando tal seja possível. Em situações excecionais, poderemos propor soluções que levem à extinção parcial ou total da dívida.

Rede de apoio ao cliente bancário

Os clientes com créditos em risco de incumprimento ou em atraso no pagamento das suas prestações podem obter informação, aconselhamento e acompanhamento junto da rede extrajudicial de apoio ao cliente bancário, a título gratuito.

A rede de apoio ao cliente bancário é constituída por entidades habilitadas e reconhecidas pela Direção-Geral do Consumidor.

Para mais informações sobre a rede de apoio ao cliente bancário, consulte o Portal do Consumidor.