13 maio 2021

 

23% dos portugueses já planeiam férias no verão, 47% ainda não sabem

 

• São poucos os portugueses que nesta fase confirmam que tencionam ir de férias no verão, mas metade ainda não sabe 
• Maior intenção junto dos mais jovens, residentes no Norte (excluindo o distrito do Porto), que trabalham por conta de outrem e que consideram a sua situação económica boa
• A praia mantém-se o destino preferido, o campo ganha importância e a cidade perde

 

À semelhança dos últimos anos e também para compreender o impacto do momento de crise sanitária que atravessamos, o Observador Cetelem voltou a inquirir os portugueses sobre as suas intenções de férias de verão. A pouco mais de um mês do início do verão e apesar de Portugal se encontrar em fase de desconfinamento, apenas 23% revelam já ter planos para as férias e uma grande quantidade de inquiridos (47%) ainda não sabe como estas serão, o que não significa que não irão de férias durante este período. 

Recorde-se que em maio de 2020, num dos picos da pandemia, este valor era de 26%, sendo que 37% também não sabiam ainda quais seriam os seus planos. Em fevereiro do ano passado – quando ainda não havia casos de Covid-19 em Portugal, mas já se falava dessa possibilidade – já se verificava uma contração, com 46% a ter intenção de férias, sendo que 40% ainda não sabiam. Valores inferiores aos de 2019, quando eram 71% os que revelavam intenções de ir de férias durante este período.

Os inquiridos do distrito de Beja são os que manifestam maior intenção de ir de férias no verão (94%), seguindo-se o distrito de Guarda (56%), Braga e Castelo Branco (ambos 48%). Apenas 20% dos inquiridos residentes no distrito de Lisboa manifestam já ter planos. No Porto esta percentagem é das mais baixas (6%), menor só em Santarém (4%). 

Adicionalmente, fazendo uma caracterização sociodemográfica, verifica-se uma maior intenção de fazer férias no verão junto dos que têm 25 a 34 anos, entre os residentes a Norte (excluindo o distrito do Porto), os que trabalham por conta de outrem e os que consideram a sua situação económica boa.

Relativamente ao tipo de destino preferido para férias, os dados revelam-nos que a praia se mantém como destino de eleição (62%) dos portugueses. Ainda assim, verifica-se uma tendência crescente para ir de férias para o campo (22% vs. 17% em fevereiro de 2020), enquanto ir de férias para a cidade vem perdendo força (25% vs. 33% em fevereiro de 2020).

 

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve por base uma amostra representativa de 1000 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos de idade. A amostra total é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis socioeconómicos e conta com um erro máximo associado de +/- 3.1 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas telefonicamente (CATI), com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado entre 27 de março e 6 de abril de 2021.


Sobre o Cetelem

Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance - entidade especialista em Crédito ao Consumo do Grupo BNP Paribas. Líder europeu no sector, está presente em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas. Em Portugal desde 1993, emprega 700 pessoas, serve mais de 1,35 milhões de clientes e está presente em mais de 3600 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados e estão disponíveis aos consumidores no site, na app, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa. Para apoiar os seus clientes e parceiros, o BNP Paribas Personal Finance está empenhado em promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável.

Para mais informações:
ATREVIA – Agência de Comunicação 
Pedro del Rio – pdelrio@atrevia.com 
Sara Vinagre - svinagre@atrevia.com